Busca avançada
Ano de início
Entree

O pensamento visível em René Magritte: títulos, obras e escritos sob um olhar psicanalítico

Processo: 13/18532-9
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de dezembro de 2014
Vigência (Término): 30 de novembro de 2015
Área do conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Artes - Fundamentos e Crítica das Artes
Pesquisador responsável:Gustavo Henrique Dionisio
Beneficiário:Alan Ricardo Floriano Bigeli
Instituição-sede: Faculdade de Ciências e Letras (FCL-ASSIS). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Assis. Assis , SP, Brasil
Assunto(s):Psicanálise   Surrealismo   Pinturas (arte)

Resumo

Muitas são as análises, comentários e críticas que se debruçam sobre a obra do pintor belga René Magritte. Contudo, o que acaba ficando em segundo plano em várias dessas pesquisas é o material escrito que o artista produziu. Dessa forma, este projeto tem como objetivo analisar uma parte desse material, por meio de uma investigação sobre os títulos de suas pinturas, em diálogo com a psicanálise implícita no trabalho escrito de Magritte; material este que engloba seus pensamentos transcritos, entrevistas e suas pretensões acerca de seus quadros, bem como suas ideias sobre a poética dos títulos dessas respectivas telas e, até mesmo, suas impressões acerca da pintura. Nesse sentido, com o intuito de analisar esse material, um método de aplicação da psicanálise ao se realizar o presente trabalho não seria o mais recomendável, já que esse possivelmente tornaria simplistas as impressões obtidas, por um lado, ou por outro, carregadas de muitas teorizações. Assim, o procedimento metodológico a ser utilizado é o que busca uma psicanálise implicada ao objeto, através de uma análise dos títulos. Vale ressaltar que o procedimento da psicanálise implicada baseia-se na provocação que arte tem na subjetividade do espectador. Portanto, a pesquisa terá como objetivo produzir uma reflexão acerca dos títulos das pinturas de Magritte, tendo por base seus escritos, por um lado, e suas pinturas, por outro. (AU)