Busca avançada
Ano de início
Entree

O papel do BDNF no sistema nervoso central associado ao hipertireoidismo e ao diabetes melito

Processo: 14/15966-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de dezembro de 2014
Vigência (Término): 31 de janeiro de 2016
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Fisiologia - Fisiologia Geral
Acordo de Cooperação: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
Pesquisador responsável:Andréa da Silva Torrão
Beneficiário:Fernanda Prieto de Almeida
Instituição Sede: Instituto de Ciências Biomédicas (ICB). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:13/05629-4 - Ações genômicas vs não genômicas dos hormônios tiroidianos: mudanças de paradigmas, implicações fisiológicas e perspectivas terapêuticas, AP.TEM
Assunto(s):Sistema nervoso central   Fator neurotrófico derivado do encéfalo   Hipertireoidismo   Diabetes mellitus   Resistência à insulina   Hormônios tireóideos   Encéfalo   Doença de Alzheimer
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Bdnf | Brain | diabetes | Hipertiroidismo | Neurociência

Resumo

Nos últimos anos, tem sido sugerido que a deficiência e a resistência à insulina no encéfalo podem estar relacionadas à Doença de Alzheimer (DA), sugerindo que a DA tenha uma relação com o Diabetes melito. Além da relação entre disfunções da sinalização de insulina e a DA, vários estudos sugerem uma modulação dos Hormônios Tireoideanos (HT) na sinalização de insulina e na função do sistema nervoso, e que sua falta ou seu excesso estão envolvidos em sintomas neurológicos. No entanto, pouco se sabe sobre os efeitos dos HT na função do sistema nervoso adulto. Além disso, os HT parecem modular os níveis de fatores neutróficos, como o Fator Neurotrófico Derivado do Cérebro (BDNF), fundamental na regulação da sobrevivência, crescimento e manutenção dos neurônios. O objetivo deste projeto é analisar os efeitos do tratamento com HT sobre a sinalização de insulina, envolvendo o BDNF no encéfalo de ratos diabéticos. Para isso, ratos Wistar serão injetados com monoidrato de aloxana (ratos diabéticos) ou citrato (ratos controle) e serão tratados com T3 durante 30 dias. Esses animais serão testados com um método comportamental para avaliar alterações cognitivas de memória e as regiões do córtex e hipocampo serão avaliadas quanto aos níveis de proteínas relacionadas à sinalização de insulina e do BDNF e proteínas relacionadas à sobrevivência e manutenção neuronal por immunoblotting e por imuno-histoquímico e análise dos níveis de BDNF por ELISA. Acreditamos assim, poder contribuir para um melhor entendimento do papel dos HT na função do sistema nervoso adulto. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
PRIETO-ALMEIDA, FERNANDA; PANVELOSKI-COSTA, ANA CAROLINA; CRUNFLI, FERNANDA; TEIXEIRA, SILVANIA DA SILVA; NUNES, MARIA TEREZA; TORRAO, ANDREA DA SILVA. Thyroid hormone improves insulin signaling and reduces the activation of neurodegenerative pathway in the hippocampus of diabetic adult male rats. Life Sciences, v. 192, p. 253-258, . (14/06372-0, 14/15966-0, 13/05629-4, 10/18151-7, 11/09014-9)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
ALMEIDA, Fernanda Prieto de. Efeitos do hormônio tireoideano T3 no sistema nervoso central associados a diabetes melito induzida por aloxana.. 2016. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Ciências Biomédicas (ICB/SDI) São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.