Busca avançada
Ano de início
Entree

Detecção de QTLs e busca por mutações causais em genes candidatos para maciez da carne em bovinos da raça Nelore

Processo: 14/23013-3
Linha de fomento:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Doutorado
Vigência (Início): 01 de março de 2015
Vigência (Término): 20 de fevereiro de 2016
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Zootecnia - Genética e Melhoramento dos Animais Domésticos
Pesquisador responsável:Henrique Nunes de Oliveira
Beneficiário:Camila Urbano Braz
Supervisor no Exterior: Jeremy Francis Taylor
Instituição-sede: Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias (FCAV). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Jaboticabal. Jaboticabal , SP, Brasil
Local de pesquisa : University of Missouri, Columbia (UM), Estados Unidos  
Vinculado à bolsa:13/00035-9 - Detecção de QTLs e busca por mutações causais em genes candidatos para maciez da carne em bovinos da raça Nelore, BP.DR
Assunto(s):Genômica

Resumo

O melhoramento genético tem sido considerado um fator importante para aumentar essa competitividade e a análise molecular do genoma dos animais domésticos começa a contribuir para solucionar algumas das limitações dos métodos de melhoramento clássico. Assim, a acurácia das predições e a intensidade de seleção aplicada ao rebanho podem ser incrementadas. Com o desenvolvimento de painéis de alta densidade de SNPs distribuídos por todo genoma, garantindo a presença de marcadores próximos às mutações causais, e dos métodos de análise em larga escala, os quais tornaram possível a busca por QTLs em todo o genoma. Esta abordagem permite associar segmentos do genoma com características quantitativas de interesse econômico e a estimação dos efeitos de grande parte dos genes relacionados com os fenótipos. Entretanto, quando o número de amostras disponíveis é pequeno, o poder de teste neste tipo de análise é muito baixo. Uma alternativa é restringir o número de testes estatísticos, selecionando SNPs localizados em genes que participam de vias metabólicas que podem influenciar de algum modo a característica de interesse. Assim, o objetivo do presente projeto é a identificação de polimorfismos com efeito significativo para característica maciez da carne e busca pela mutação causal em bovinos da raça Nelore. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
BRAZ, CAMILA U.; TAYLOR, JEREMY F.; BRESOLIN, TIAGO; ESPIGOLAN, RAFAEL; FEITOSA, FABIELI L. B.; CARVALHEIRO, ROBERTO; BALDI, FERNANDO; DE ALBUQUERQUE, LUCIA G.; DE OLIVEIRA, HENRIQUE N. Sliding window haplotype approaches overcome single SNP analysis limitations in identifying genes for meat tenderness in Nelore cattle. BMC GENETICS, v. 20, JAN 14 2019. Citações Web of Science: 0.
BRAZ, CAMILA URBANO; TAYLOR, JEREMY FRANCIS; DECKER, JARED EGAN; BRESOLIN, TIAGO; ESPIGOLAN, RAFAEL; GARCIA, DIOGO ANASTACIO; MANSAN GORDO, DANIEL GUSTAVO; BRAGA MAGALHAES, ANA FABRICIA; DE ALBUQUERQUE, LUCIA GALVDO; DE OLIVEIRA, HENRIQUE NUNES. Polymorphism analysis in genes associated with meat tenderness in Nelore cattle. META GENE, v. 18, p. 73-78, DEC 2018. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.