Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo da expressão de genes relacionados à mastite em búfalas leiteiras

Processo: 14/19321-4
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de dezembro de 2014
Vigência (Término): 03 de fevereiro de 2018
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Zootecnia - Genética e Melhoramento dos Animais Domésticos
Convênio/Acordo: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
Pesquisador responsável:Humberto Tonhati
Beneficiário:Fernanda Tanamati
Instituição-sede: Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias (FCAV). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Jaboticabal. Jaboticabal , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):16/10526-8 - Caracterização dos perfis de expressão de proteínas do leite de búfalas leiteiras saudáveis e afetadas pela mastite subclínica, BE.EP.DR
Assunto(s):Bubalus bubalis   Expressão gênica   Genética molecular   Imunidade inata

Resumo

A bubalinocultura vem crescendo no mundo todo e no Brasil os búfalos se destacam na exploração leiteira devido ao lucro proporcionado pela atividade. No entanto, perdas econômicas devidas a alterações na produção e na composição do leite, tornando-o menos adequado para o consumo e processamento, são causadas pela mastite, uma infecção da glândula mamária provocada por uma reação a alterações metabólicas e fisiológicas, traumas, ou invasão de microrganismos. O tecido da glândula mamária é protegido por duas formas de mecanismos de defesa imunológica: imunidade inata, também conhecida como capacidade de resposta não-específica, e imunidade adquirida. Nas fases iniciais da infecção, nas quais há o predomínio da imunidade inata, a glândula mamária reconhece o patógeno invasor e inicia a resposta liberando ou ativando diversas moléculas efetoras e mediadores de defesa dentre os quais se destacam os peptídeos antimicrobianos e mediadores químicos especializados. Dessa forma, o objetivo deste trabalho é avaliar o nível de expressão gênica dos genes lactoferrina, transferrina, B-defensina e interleucina em búfalas com mastite, a partir da extração de RNA de células somáticas do leite desses animais. Para isso, amostras de leite de animais diagnosticados com mastite e de animais livres da infecção serão coletadas para a extração do RNA, síntese de cDNA e validação do perfil de expressão pela técnica de qRT-PCR. O estudo da expressão destes genes relacionados ao sistema imune atuante na glândula mamária, pode se tornar uma ferramenta importante para o desenvolvimento de estratégias que visam preservar a saúde do úbere. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
TANAMATI, FERNANDA; TAYLOR, JEREMY F.; BEHURA, SUSANTA K.; SANTOS, DANIEL J. A.; STAFUZZA, NEDENIA B.; ANDRADE, WILLIAN B. F.; GASPARINO, ELIANE; TONHATI, HUMBERTO. Short communication: Characterization of the milk protein expression profiles in dairy buffaloes with and without subclinical mastitis. JOURNAL OF DAIRY SCIENCE, v. 103, n. 3, p. 2677-2684, MAR 2020. Citações Web of Science: 0.
TANAMATI, F.; STAFUZZA, N. B.; GIMENEZ, D. F. J.; STELLA, A. A. S.; SANTOS, D. J. A.; FERRO, M. I. T.; ALBUQUERQUE, L. G.; GASPARINO, E.; TONHATI, H. Differential expression of immune response genes associated with subclinical mastitis in dairy buffaloes. ANIMAL, v. 13, n. 8, p. 1651-1657, AUG 2019. Citações Web of Science: 0.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
TANAMATI, Fernanda. Expressão gênica diferencial e análise protéica do leite de búfalas sadias e com mastite subclínica. 2018. Tese de Doutorado - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias..

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.