Busca avançada
Ano de início
Entree

Investigando o efeito do contexto espacial sobre restauros florestais e suas implicações sobre serviços ecossistêmicos

Processo: 14/20206-5
Linha de fomento:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Doutorado
Vigência (Início): 05 de janeiro de 2015
Vigência (Término): 04 de janeiro de 2016
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Ecologia - Ecologia Aplicada
Pesquisador responsável:Rozely Ferreira dos Santos
Beneficiário:Renato Miazaki de Toledo
Supervisor no Exterior: Kris Verheyen
Instituição-sede: Instituto de Biociências (IB). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Local de pesquisa : Ghent University (UGent), Bélgica  
Vinculado à bolsa:13/24851-0 - Em que medida a perda de conectividade e a degradação do solo limitam a eficiência da restauração florestal?, BP.DR

Resumo

A restauração ecológica é considerada como uma das principais ferramentas para a manutenção do fornecimento de serviços ecossistêmicos. A literatura reconhece que a recuperação da floresta alta diversidade é viável, apesar de tentativas frustradas ainda são freqüentes na região da Mata Atlântica brasileira. Subestimar limitações relacionados com a configuração do habitat e motoristas abióticos locais podem esconder incertezas e causar falhas estratégicas. Estas restrições foram investigados pelo projeto de pesquisa de doutorado "Até que ponto é Restauração Florestal efetividade restrito por conectividade da paisagem e degradação do solo?". Este projeto de doutorado investiga limiares de degradação para a restauração através do levantamento de solo, biomassa e composição arbórea em locais de restauração executadas pelo "Projeto de Recuperação de Matas Ciliares", entre os anos de 2007 e 2009. Neste projeto complementar, nos propomos a investigar adicionalmente: 1- os impactos do histórico de uso do solo no desempenho de reflorestamento; 2a- a associação entre o sucesso de grupos funcionais, conectividade e restriçoões edáficas; e 2b- as implicações para os serviços ecossistêmicos. As análises exigirão um conjunto de dados suplementar com histórico de uso do solo baseado em sensoriamento remoto, e clasificação de espécies por atributos funcionais. Conforme indicado pelas análises preliminares, o projeto principal seria fortemente beneficiado pelo resultados adicionais, respaldando contribuição ao desenvolvimento de modelagem aplicada à restauração da Mata Atlântica, e possibilitando inferências sobre os serviços ecossistêmicos. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
TOLEDO, R. M.; PERRING, M. P.; VERHEYEN, K.; MARTINI, A. M. Z.; FERREIRA, M. P.; SANTOS, R. F. Restoring tropical forest composition is more difficult, but recovering tree-cover is faster, when neighbouring forests are young. LANDSCAPE ECOLOGY, v. 35, n. 6 MAY 2020. Citações Web of Science: 0.
TOLEDO, RENATO MIAZAKI; SANTOS, ROZELY FERREIRA; VERHEYEN, KRIS; PERRING, MICHAEL P. Ecological restoration efforts in tropical rural landscapes: Challenges and policy implications in a highly degraded region. LAND USE POLICY, v. 75, p. 486-493, JUN 2018. Citações Web of Science: 3.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.