Busca avançada
Ano de início
Entree

Efeito da associação entre a aplicação profissional do Verniz de TiF4 e do bochecho diário da solução contendo TiF4/NaF sobre o a erosão da dentina in vitro

Processo: 14/23472-8
Linha de fomento:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Iniciação Científica
Vigência (Início): 15 de janeiro de 2015
Vigência (Término): 14 de fevereiro de 2015
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Odontologia
Pesquisador responsável:Ana Carolina Magalhães
Beneficiário:Milena Gargaro dos Santos
Supervisor no Exterior: Nadine Schlueter
Instituição-sede: Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB). Universidade de São Paulo (USP). Bauru , SP, Brasil
Local de pesquisa : Justus Liebig University Giessen (JLU), Alemanha  
Vinculado à bolsa:12/22642-1 - Avaliação do efeito da associação entre a aplicação profissional do verniz de TiF4 e do bochecho diário da solução contendo TiF4 /NaF sobre o a erosão do esmalte in vitro, BP.IC
Assunto(s):Cariologia   Erosão dentária   Dentina   Estágios

Resumo

O objetivo deste projeto é avaliar o efeito da associação entre aplicação de verniz de TiF4 (aplicação profissional única) e da solução para bochecho contendo TiF4/NaF (aplicação caseira e diária) sobre a erosão da dentina in vitro. Para tal, 108 amostras de dentina radicular bovina serão polidas e protegidas em 2/3 da superfície com esmalte cosmético de unha. Elas serão distribuídas em 6 grupos experimentais (n=18/grupo): Grupo 1 - Controle (sem tratamento); Grupo 2 - Solução para Bochecho contendo NaF e TiF4 (500 ppm F-, pH a 4,4); Grupo 3 - Verniz de NaF (24500 ppm F-, pH 5,0); Grupo 4 - Verniz de TiF4 (24500 ppm F-, pH 1,2); Grupo 5 - Verniz de TiF4 + grupo 2; Grupo 6 - Verniz de NaF + grupo 2. As amostras correspondentes aos grupos dos vernizes serão expostas ao produto por 6h uma única vez, anteriormente à ciclagem de pH. Após 6 h de tratamento, o verniz será removido. Já as amostras dos grupos correspondentes à solução fluoretada serão tratadas diariamente durante os 7 dias (2x1min/dia), após o primeiro e o último desafio erosivo. Os desafios erosivos serão realizados 4x90s/dia utilizando solução de ácido cítrico 0,1% (pH 2,5), intercalados por exposição à saliva artificial (remineralização). Ao final dos 7 dias, o desgaste da dentina será avaliado por perfilometria de contato (µm). Os dados serão analisados estatisticamente (p<0,05). Três amostras de cada grupo serão analisadas por microscopia eletrônica de varredura na Universidade de Giessen, sob a supervisão de Nadine Schlueter, que é especialista na preparação das amostras de dentina no ponto crítico, para obtenção de imagens em corte transversal. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MAGALHAES, ANA CAROLINA; DOS SANTOS, MILENA GARGARO; COMAR, LIVIA PICCHI; RABELO BUZALAF, MARILIA AFONSO; GANSS, CAROLINA; SCHLUETER, NADINE. Effect of a Single Application of TiF4 Varnish versus Daily Use of a Low-Concentrated TiF4/NaF Solution on Tooth Erosion Prevention in vitro. Caries Research, v. 50, n. 5, p. 462-470, 2016. Citações Web of Science: 11.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.