Busca avançada
Ano de início
Entree

Novas vias de sinalização moduladas pelo receptor de hormônio tireoidiano (TR) em câncer de mama

Processo: 14/22215-1
Linha de fomento:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Doutorado Direto
Vigência (Início): 28 de fevereiro de 2015
Vigência (Término): 27 de agosto de 2015
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Bioquímica - Biologia Molecular
Pesquisador responsável:Ana Carolina Migliorini Figueira
Beneficiário:Jéssica Christina Lóis de Oliveira Campos
Supervisor no Exterior: Paul Webb
Instituição-sede: Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM). Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (Brasil). Campinas , SP, Brasil
Local de pesquisa: Houston Methodist Research Institute (HMRI), Estados Unidos  
Vinculado à bolsa:11/23659-2 - Interação entre os receptores nucleares TR (receptores de hormônios tireoidianos), PPAR (receptores ativadores da proliferação dos peroxissomos) e outras proteínas celulares, BP.DD
Assunto(s):Receptores dos hormônios tireóideos   Receptores citoplasmáticos e nucleares   Neoplasias mamárias

Resumo

O câncer de mama, apresenta cerca de 1.152.161 casos novos a cada ano, sendo o tipo de câncer mais comum entre as mulheres, e responsável por 411.093 mortes por ano. Evidências sobre a participação de Receptores Nucleares (NRs) em carcinomas de mama existem a partir do experimento de Beatson, em 1896. Mais tarde, a expressão dos Receptores de Estrogênio (ER) e progesterona (PR) foram correlacionados com o sucesso da terapia anti-estrogênio, uma vez que seus hormônios eram conhecidos por conduzir proliferação celular e promover a sobrevivência de células de câncer da mama. No entanto, todos tumores de mama ER/PR-positivos e 40-50% dos ER/PR-positivos são insensíveis para a terapia anti-estrogênios, o que fez os pesquisadores mudarem o foco para todos os outros membros da superfamília de receptores nucleares (RNs). Os papéis de NRs na proliferação, diferenciação e apoptose suportam a ideia de sua importante participação em câncer e muitos estudos mostram a perda da expressão de NRs ou expressão exacerbada em células neoplásicas. Um desses estudos concentra-se no Receptor do hormônio Tireoidiano (TR) e sua expressão no câncer. Embora as evidências de uma relação entre hormônios tireoidianos e desenvolvimento de câncer de mama são conhecidas desde 1896, alguns outros estudos in vivo e in vitro diferem substancialmente. Nossos experimentos de duplo-híbrido em levedura e de imunoprecipitação mostraram importante participação do TR em processos como apoptose, ciclo celular, ubiquitinação, e reparo do DNA que nos leva na direção de metabolismo de câncer. Nós propomos a realização de estudos com parceiros encontrados para o TR dentro de vias essenciais de sinalização em câncer de mama, com o objetivo de compreender a regulação desses RNs na expressão gênica e proteica ao longo do tempo e comparar com ER, em diferentes condições hormonais (presença e ausência de estrogênio e T3) usando qPCR e Western blot, além de ensaios de transativação. Em paralelo pretendemos ver como os hormônios da tiroide podem ser relacionadas com o aumento ou a diminuição da proliferação de tumores de mama e, se existe uma forma de modular esse tipo de câncer através destes receptores nucleares. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
CAMPOS, JESSICA L. O.; DORATIOTO, TABATA R.; VIDEIRA, NATALIA B.; RIBEIRO FILHO, V, HELDER; BATISTA, FERNANDA A. H.; FATTORI, JULIANA; INDOLFO, NATHALIA DE C.; NAKAHIRA, MARCEL; BAJGELMAN, MARCIO C.; CVORO, ALEKSANDRA; LAURINDO, FRANCISCO R. M.; WEBB, PAUL; FIGUEIRA, ANA CAROLINA M. Protein Disulfide Isomerase Modulates the Activation of Thyroid Hormone Receptors. FRONTIERS IN ENDOCRINOLOGY, v. 9, JAN 8 2019. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.