Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo da influência da interesterificação enzimática de óleo de buriti na preparação de nanoformulações e na avaliação da atividade biológica: citotoxicidade em células animais e microbianas

Processo: 14/16530-1
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de novembro de 2014
Vigência (Término): 31 de outubro de 2016
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Ciência e Tecnologia de Alimentos
Pesquisador responsável:Gabriela Alves Macedo
Beneficiário:Paula Speranza
Instituição-sede: Faculdade de Engenharia de Alimentos (FEA). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Citotoxicidade

Resumo

O óleo de buriti, nos poucos estudos disponíveis, tem apresentado resultados promissores em ensaios biológicos. Este óleo é rico em ácido oleico, carotenóides e tocoferóis, compostos com diversos efeitos positivos à saúde. Este mesmo óleo, quando submetido à reação de interesterificação enzimática, devido à redistribuição dos ácidos graxos no glicerol, pode gerar um novo óleo com propriedades biológicas diversas e muitas vezes superior à do óleo natural. Entretanto, embora o óleo de buriti tenha grande potencial para aplicações nutracêuticas e medicinais, devido a sua hidrofobicidade e instabilidade, é pouco utilizado. A incorporação do mesmo em formulações aquosas exige que sistemas eficientes para carreá-lo sejam desenvolvidos. Dentre os mais recentes, os carreadores lipídicos nanoestruturados, ganham destaque. Estes carreadores têm oferecido maior eficiência de encapsulação, maior estabilidade durante a estocagem e têm aumentado a biodisponibilidade e a estabilidade dos compostos bioativos quando comparados com carreadores tradicionais como as nanoemulsões e lipossomas. Porém, as mesmas propriedades que fazem com que as nanoformulações sejam tão vantajosas, podem em determinadas aplicações biológicas, ser responsáveis por efeitos tóxicos. As nanopartículas apresentam uma razão entre a área superficial e o volume extremamente alta, o que pode ocasionar efeitos tóxicos devido à interação nocivas com os sistemas biológicos. Assim, este estudo tem como objetivos: produzir e caracterizar carreadores lipídicos nanoestruturados e nanoemulsões utilizando o óleo de buriti natural e interesterificado; avaliar o possível efeito na citotoxicidade em células animais e microbianas; e verificar se a interesterificação enzimática deste óleo pode interferir positivamente nas características destas nanoformulações e no potencial biológico.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
SPERANZA, P.; LEAO, K. M. M.; GOMES, T. S. NARCISO; REIS, L. V. C.; RODRIGUES, A. P.; MACEDO, J. ALVES; RIBEIRO, A. P. B.; MACEDO, G. ALVES. Improving the chemical properties of Buriti oil (Mauritia flexuosa L.) by enzymatic interesterification. GRASAS Y ACEITES, v. 69, n. 4 OCT-DEC 2018. Citações Web of Science: 1.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.