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Técnicas de pesquisa qualitativa no direito internacional econômico: estudos de casos de Angola

Processo: 14/22161-9
Linha de fomento:Bolsas no Exterior - Pesquisa
Vigência (Início): 05 de janeiro de 2015
Vigência (Término): 29 de março de 2015
Área do conhecimento:Ciências Sociais Aplicadas - Direito - Direitos Especiais
Pesquisador responsável:Michelle Ratton Sanchez Badin
Beneficiário:Michelle Ratton Sanchez Badin
Anfitrião: Gregory Charles Shaffer
Instituição-sede: Escola de Direito de São Paulo (DIREITO GV). Fundação Getúlio Vargas (FGV). São Paulo , SP, Brasil
Local de pesquisa: University of California, Irvine (UC Irvine), Estados Unidos  
Assunto(s):Direito internacional

Resumo

Este projeto apresenta uma proposta de pesquisa no exterior, durante período parcial de meu sabático na FGV Direito SP, para aprofundar o conhecimento de técnicas de pesquisa empírica qualitativa, na área do Direito Internacional Econômico, com o nome mais expoente neste perfil de pesquisa que é o Prof. Gregory Shaffer, hoje baseado na University of California, Irvine (UCI). Essa possibilidade de trabalho conjunto e discussão acadêmica está relacionada a um projeto de pesquisa em andamento intitulado "Novos parceiros econômicos do Brasil e os instrumentos regulatórios nesta relação: uma aproximação empírica do caso de Angola". Shaffer tem sido referência na promoção do debate sobre o Novo Realismo Jurídico, como uma vertente de pesquisa empírica que valoriza o enfoque qualitativo na análise de dados, construção de narrativas e delimitação de estudos de caso. Essa abordagem coincide com aquela que pretendo trabalhar no projeto aplicado sobre "Novos parceiros econômicos do Brasil...".Adicionalmente à experiência de pesquisa empírica, o Prof. Shaffer também me convidou para coministrar um curso de curta duração, a partir do estudo de casos e seus contextos regulatórios nas áreas de comércio e investimento internacionais - temas sobre os quais tenho escrito e desenvolvido material didático, com enfoque em situações envolvendo o Brasil e outros países em desenvolvimento. O perfil interdisciplinar e de inovação didática do projeto do curso de direito da UCI é próximo daquele da FGV Direito SP. Além disso, o aporte das novas experiências didáticas, em especial na aplicação de estudos de caso em sala de aula e o estímulo ao ensino participativo, complementarão a minha formação docente. Sendo que, neste caso, é adicionado o desafio do ambiente acadêmico estrangeiro e altamente participativo nos Estados Unidos. (AU)

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