Busca avançada
Ano de início
Entree

Produção de biometano em AnSBBR operado em batelada e batelada alimentada pelo tratamento de água residuária da produção de biohidrogênio a partir de vinhaça

Processo: 14/20958-7
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de dezembro de 2014
Vigência (Término): 30 de novembro de 2015
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Sanitária - Tratamentos de Águas de Abastecimento e Residuárias
Pesquisador responsável:Suzana Maria Ratusznei
Beneficiário:Victor Volpini
Instituição-sede: Escola de Engenharia Mauá (EEM). Instituto Mauá de Tecnologia. São Caetano do Sul , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:09/15984-0 - Produção de bioenergia no tratamento de águas residuárias e adequação ambiental dos efluentes e resíduos gerados, AP.TEM
Assunto(s):Bio-hidrogênio   Biometano   Vinhaça

Resumo

Dentro do escopo de estudo da produção de bioenergia, este projeto estará direcionado à avaliação de um AnSBBR aplicado ao tratamento de efluente proveniente de um reator acidogênico. O efluente do reator acidogênico será resultante do tratamento água residuária a base de vinhaça visando à produção de biohidrogênio, sendo constituído, provavelmente, pelos principais compostos intermediários do metabolismo anaeróbio (principalmente etanol e butanol, ácidos acético, propiônico e butírico). Nesse trabalho serão avaliadas a produção de biogás (metano e gás carbônico), a estabilidade e a eficiência do reator quando submetido ao aumento da carga orgânica, a qual será modificada em função do aumento da concentração do afluente.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
VOLPINI, V.; LOVATO, G.; ALBANEZ, R.; RATUSZNEI, S. M.; RODRIGUES, J. A. D. Biomethane generation in an AnSBBR treating effluent from the biohydrogen production from vinasse: Optimization, metabolic pathways modeling and scale-up estimation. RENEWABLE ENERGY, v. 116, n. A, p. 288-298, FEB 2018. Citações Web of Science: 2.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.