Busca avançada
Ano de início
Entree

Superfluidez em gases atômicos de férmions ultra frios

Processo: 14/20864-2
Linha de fomento:Bolsas no Exterior - Pesquisa
Vigência (Início): 05 de janeiro de 2015
Vigência (Término): 04 de junho de 2015
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Física - Física da Matéria Condensada
Pesquisador responsável:Silvio Antonio Sachetto Vitiello
Beneficiário:Silvio Antonio Sachetto Vitiello
Anfitrião: Murray John Holland
Instituição-sede: Instituto de Física Gleb Wataghin (IFGW). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Local de pesquisa : University of Colorado Boulder, Estados Unidos  
Assunto(s):Método de Monte Carlo quântico   Superfluidez   Férmions

Resumo

Com este projeto pretendo investigar propriedades dos gases de átomos fermiônicos ultra frios. Este é um sistema muito interessante na medida em que a intensidade das interações entre as partículas pode ser ajustada através das ressonâncias de Feshbach. Este fato permite investigar o sistema em diversas escalas de acoplamento que vão do forte ao intermediário ao fraco. Além disto, esta será uma oportunidade de estabelecer uma colaboração com o Dr. Murray Holland do JILA, University of Colorado / NIST com o intento de investigar superfluídos fortemente interagentes. Além dos ganhos científicos, uma das possíveis implicações deste projeto seria a de criar condições onde estudantes de pós-graduação possam realizar estágios de pesquisa no exterior durante seus cursos e também facilitar estágios de pós-doutorado em uma instituição com uma longa tradição de pesquisa. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MADEIRA, LUCAS; VITIELLO, SILVIO A.; GANDOLFI, STEFANO; SCHMIDT, KEVIN E. Vortex line in the unitary Fermi gas. Physical Review A, v. 93, n. 4 APR 6 2016. Citações Web of Science: 2.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.