Busca avançada
Ano de início
Entree

O contrabando negreiro da segunda escravidão, 1820-1867

Processo: 14/17522-2
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de dezembro de 2014
Vigência (Término): 31 de julho de 2015
Área do conhecimento:Ciências Humanas - História - História da América
Convênio/Acordo: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
Pesquisador responsável:Rafael de Bivar Marquese
Beneficiário:Leonardo Marques
Instituição-sede: Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Brasil   Cuba   Escravidão   Capitalismo

Resumo

O presente projeto propõe investigar a história social e política do tráfico de escravos ilegal do século XIX, responsável pelo desembarque de aproximadamente 1.300.000 africanos escravizados no Brasil e em Cuba entre 1820 e 1867. O objetivo é abordar aspectos ainda pouco conhecidos desse contrabando negreiro altamente internacionalizado, através de uma análise das trajetórias dos principais traficantes, suas redes e suas estratégias. Tomando como fio condutor a constituição desses circuitos do tráfico, este estudo abordará transformações ainda pouco conhecidas na própria história do contrabando e analisará processos que marcaram profundamente - e interligaram - os destinos de Cuba, Brasil e Estados Unidos. Esta pesquisa oferecerá uma melhor compreensão dos mecanismos e configurações que permitiram a emergência desses fluxos ilegais de cativos no mundo Atlântico. Contribuirá, também, para uma melhor compreensão dos laços que conectavam o mundo industrial oitocentista ao tráfico de escravos e, consequentemente, para os debates mais amplos sobre as relações entre capitalismo e escravidão. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MARQUES, LEONARDO. The Contraband Slave Trade to Brazil and the Dynamics of US Participation, 1831-1856. JOURNAL OF LATIN AMERICAN STUDIES, v. 47, n. 4, p. 659-684, NOV 2015. Citações Web of Science: 3.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.