Busca avançada
Ano de início
Entree

Relação entre o método de organização 5S e o funcionamento cerebral medido por imagem de ressonância magnética

Processo: 13/26353-7
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de dezembro de 2014
Data de Término da vigência: 31 de janeiro de 2016
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina
Acordo de Cooperação: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
Pesquisador responsável:Li Li Min
Beneficiário:Gabriela Salim Spagnol
Instituição Sede: Faculdade de Ciências Médicas (FCM). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:13/07559-3 - Instituto Brasileiro de Neurociência e Neurotecnologia - BRAINN, AP.CEPID
Assunto(s):Neurociências   Neuroimagem   Imagem por ressonância magnética funcional   Modelos organizacionais   Metodologia 5S   Hospitais
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Lean Healthcare | neuroimagem | 5S | Neurociências

Resumo

O objetivo central deste trabalho é o de verificar, por meio de imagens cerebrais, se há diferença significativa nas atividades cerebrais perante o uso da metodologia 5S para organizar o ambiente hospitalar. Recrutaremos 20 participantes, os quais serão convidados a um teste de aproximadamente 5 minutos, simultaneamente submetidos ao exame de Ressonância Magnética Funcional (RMF). Durante este exame, serão apresentadas imagens com elementos da prática hospitalar, pedindo aos participantes para procurar objetos percorrendo os passos 5S, acrescidos da noção de segurança, considerada por alguns autores como o Sexto S (Sort, Straighten, Shine, Standardise, Sustain, Safety). As imagens serão apresentadas como dois conjuntos, de maneira a produzir todos os dados em duplicata. O exame de ressonância magnética funcional será realizado com o equipamento da Philips, Achieva, 3T, usando paradigma de ativação em blocos, tendo dois estados diferentes intercalados: repouso e busca mental de elementos na figura (imagens de 1 a 5). Usaremos SPM8 para análise das imagens de RMf. Esperamos com isso verificar se existe uma correspondência neurobiológica para diferentes graus de organização, utilizando-se a técnica 5S, conforme descrito pelo sistema de gestão lean healthcare. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
GABRIELA SALIM SPAGNOL; LENISE VALLER; WAGNER MAUAD AVELAR. Iniciativa em melhoria da assistência ao AVC. Arquivos de Neuro-Psiquiatria, v. 73, n. 11, p. 978-978, . (13/26353-7)