Busca avançada
Ano de início
Entree

Caracterização biofísica e estrutural da interação entre KGA (kidney type glutaminase) e PPARG (Peroxisome Proliferator-Activated Receptor gamma)

Processo: 14/19518-2
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado Direto
Vigência (Início): 01 de dezembro de 2014
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2017
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Bioquímica - Química de Macromoléculas
Pesquisador responsável:Andre Luis Berteli Ambrosio
Beneficiário:Camila Cristina Pascoal
Instituição-sede: Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM). Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (Brasil). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Biologia estrutural   Glutaminase   Receptores ativados por proliferador de peroxissomo   Cristalografia de raios X   Transferência ressonante de energia de fluorescência

Resumo

KGA (kidney-type glutaminase) é uma das isoformas da glutaminase, enzima responsável por catalisar a conversão de glutamina em glutamato. Esta reação é o primeiro passo para a glutaminólise, um dos mecanismos responsáveis por abastecer o ciclo do ácido tricarboxílico (TCA) e fornecer precursores biossintéticos para a manutenção do fenótipo proliferativo de células tumorais. PPARs (peroxisome proliferator-activated receptors) englobam uma superfamília de receptores nucleares que controlam a expressão de vários genes do metabolismo de lipídeos e glicose. A isoforma PPAR³ é responsável por regular a proliferação, diferenciação e apoptose de várias células cancerosas humanas. Além de suas importantes contribuições para o processo tumoral amplamente descritas na literatura, KGA e PPAR³ parecem atuar como parceiros de interação, segundo estudos realizados em nosso grupo. Inicialmente, ensaios de duplo-híbrido indicaram a porção N-terminal de KGA e o LBD (Ligand Binding Domain) de PPAR³ como prováveis regiões interagentes. Diversos ensaios in vivo estão sendo feitos para caracterizar a natureza desta interação no contexto celular tumoral. Paralelamente, o projeto de pesquisa aqui proposto tem por objetivo a caracterização desta interação através de abordagens biofísicas e estruturais. A princípio, propomos a identificação das regiões interagentes mínimas de KGA e PPAR³, assim como a determinação dos parâmetros termodinâmicos e energéticos da interação. A seguir, propomos a resolução estrutural de KGA isolada e em complexo com PPAR³ por cristalografia de raios-X. Por fim, serão feitas análises in vivo utilizando a técnica de microscopia de FRET (Fluorescence Resonance Energy Transfer). (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DE GUZZI CASSAGO, CAROLINA APARECIDA; DIAS, MARILIA MEIRA; PINHEIRO, MATHEUS PINTO; PASQUALI, CAMILA CRISTINA; SILVA BASTOS, ALLINY CRISTINY; ISLAM, ZEYAUL; CONSONNI, SILVIO ROBERTO; DE OLIVEIRA, JULIANA FERREIRA; GOMES, EMERSON MACHI; RODRIGUES ASCENCAO, CAROLLINE FERNANDA; HONORATO, RODRIGO; PAULETTI, BIANCA ALVES; INDOLFO, NATHALIA DE CARVALHO; RIBEIRO FILHO, HELDER VERAS; LOPES DE OLIVEIRA, PAULO SERGIO; MIGLIORINI FIGUEIRA, ANA CAROLINA; PAES LEME, ADRIANA FRANCO; BERTELI AMBROSIO, ANDRE LUIS; GOMES DIAS, SANDRA MARTHA. Glutaminase Affects the Transcriptional Activity of Peroxisome Proliferator-Activated Receptor gamma (PPAR gamma) via Direct Interaction. BIOCHEMISTRY, v. 57, n. 44, p. 6293-6307, NOV 6 2018. Citações Web of Science: 1.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.