Busca avançada
Ano de início
Entree

Processos de auto-organização e propriedades do transporte de luz em nuvens atômicas frias

Processo: 14/19459-6
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de dezembro de 2014
Vigência (Término): 31 de outubro de 2017
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Física - Física Atômica e Molecular
Convênio/Acordo: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
Pesquisador responsável:Romain Pierre Marcel Bachelard
Beneficiário:Carlos Eduardo Máximo
Instituição-sede: Instituto de Física de São Carlos (IFSC). Universidade de São Paulo (USP). São Carlos , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:14/01491-0 - Nuvens atômicas sob estresse, AP.JP
Bolsa(s) vinculada(s):16/14324-0 - Optical binding com átomos frios, BE.EP.DR
Assunto(s):Radiação eletromagnética   Auto-organização   Átomos frios

Resumo

A radiação eletromagnética que atinge nossos olhos a cada instante raramente é proveniente de sua fonte direta. Olhando para uma árvore ou para o céu, observa-se a luz solar espalhada por um número imenso de partículas microscópicas. A depender das características dos espalhadores e do seu comportamento coletivo, as propriedades do transporte de luz podem ser alteradas drasticamente. Isso faz do espalhamento coletivo de luz um problema de importância fundamental. Por outro lado, nuvens de átomos frios tem-se mostrado plataformas versáteis, que permitem simular em laboratório sistemas mais complexos, como cristais fotônicos ou sistemas de astrofísica. Particularmente interessantes são os fenômenos coletivos que afloram na presença de luz, tais como o surgimento de forças interatômicas, que conduzem ao que denomina-se "estresse óptico". Este projeto visa a utilização de nuvens atômicas frias para o estudo das propriedades de transporte de luz em meios densos, além de entender como os processos de reorganização alteram esse transporte. Primeiramente, pretendemos entender como as propriedades de transporte de luz são afetadas por forças ópticas e como a luz influencia o movimento dos átomos. Em seguida, objetivamos analisar se a reorganização dos átomos, na presença de altas densidades de matéria ou de fótons, pode levar a alguns comportamentos singulares, como "bolhas de fótons". Finalmente, aspiramos encontrar regimes onde processos de auto-organização de partículas são acionados. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MAXIMO, C. E.; BACHELARD, R.; KAISER, R. Optical binding with cold atoms. Physical Review A, v. 97, n. 4 APR 18 2018. Citações Web of Science: 2.
MAXIMO, C. E.; BACHELARD, R.; DE MORAES NETO, G. D.; MOUSSA, M. H. Y. Entanglement detection via atomic deflection. JOURNAL OF THE OPTICAL SOCIETY OF AMERICA B-OPTICAL PHYSICS, v. 34, n. 12, p. 2452-2458, DEC 1 2017. Citações Web of Science: 0.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
MÁXIMO, Carlos Eduardo. Espalhamento coletivo de luz por nuvens atômicas desordenadas. 2017. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Física de São Carlos São Carlos.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.