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A arte e o brincar na educação infantil: um estudo em creches

Processo: 14/07357-4
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de dezembro de 2014
Vigência (Término): 31 de maio de 2015
Área do conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Artes - Educação Artística
Pesquisador responsável:Maria Do Carmo Monteiro Kobayashi
Beneficiário:Andressa Bernardo da Silva
Instituição-sede: Faculdade de Ciências (FC). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Bauru. Bauru , SP, Brasil
Assunto(s):Formação de professores   Creches

Resumo

A arte e o brincar são experiências fundamentais para a criança na idade de 0 a 3 anos, seus benefícios repercutem no desenvolvimento físico, cognitivo, emocional e de valores culturais. Estas formas de expressão e de contato da criança com o mundo ao seu redor possibilitam a construção do repertório de experiências e a apropriação das formas e significados simbólicos da sociedade onde ele vive. Esta pesquisa teve início com as observações no Estágio Supervisionado, as quais mostraram as dificuldades dos educadores em assegurar momentos nos quais as linguagens artísticas e lúdicas ocorressem. O que gerou o questionamento são assegurados os direitos da criança à ação lúdica e artística, prevista nos documentos oficiais brasileiros? Tal resposta nos direciona ao levantamento de quais as experiências com a arte e o brincar ocorrem nas creches? Quais são os espaços, tempos e objetos são oferecidos pelos educadores para que a arte e o brincar sejam assegurados às crianças de 0 a 3 anos nas escolas de Educação Infantil. Assim, objetivo desta pesquisa é identificar e descrever as experiências propostas para crianças nesta faixa etária com as linguagens artísticas e a ludicidade. Para atender ao objetivo proposto será realizada uma pesquisa qualitativa, um estudo de caso, o levantamento referencial encontra-se em curso, e dará sustentação teórica para a realização do trabalho de campo, permitindo a criação dos instrumentos de coleta e análise dos dados. As técnicas e os instrumentos utilizados têm por base o Referencial Curricular Nacional de Educação Infantil (BRAIL, 1998), Indicadores de Qualidade. (BRASIL, 2009) e os Critérios para atendimento em Creche (BRASIL, 2009). Com o relatório final, a ser encaminhado para as creches estudadas, espera-se colaborar para que as crianças tenham acesso ao brincar e a arte. (AU)

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