Bolsa 14/20644-2 - Adolescência, Saúde do adolescente - BV FAPESP
Busca avançada
Ano de início
Entree

Caracterização da ansiedade em adolescentes antes de sua participação do programa de promoção de habilidades de vida (PRHAVIDA)

Processo: 14/20644-2
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de dezembro de 2014
Data de Término da vigência: 30 de novembro de 2015
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Psicologia Cognitiva
Pesquisador responsável:Carmem Beatriz Neufeld
Beneficiário:Fernanda Villela Frioli
Instituição Sede: Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Adolescência   Saúde do adolescente   Ansiedade   Terapia comportamental
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:adolescência | ansiedade | Terapia Cognitivo Comportamental | Saúde

Resumo

A adolescência é um período em que os adolescentes passam por diversas adaptações, tendo que encarar realidades diferentes das que já enfrentaram. Isso faz com que os jovens reajam e se sintam ansiosos, por isso se torna muito benéfico o conhecimento e o monitoramento da manifestação da ansiedade nos adolescentes. Visto isso, esse estudo tem como objetivo a caracterização dos sintomas ansiosos da amostra de adolescentes que foram membros do Programa de Promoção de Habilidades de Vida entre 2012 e 2014 na cidade de Ribeirão Preto. Este consiste em um programa estruturado, que tem o objetivo de oferecer intervenção em promoção de saúde psicológica na adolescência baseado na Terapia Cognitivo-Comportamental. As sessões de intervenção têm o intuito de implementar um conjunto de habilidades necessárias ao enfrentamento saudável das demandas do dia-a-dia. Em um período anterior a este programa é aplicado nos adolescentes o teste SCAS - Escala Spence de Ansiedade Infantil, o qual avalia a presença de sintomas de ansiedade. Os resultados obtidos são armazenados em um banco de dados e com esses dados já coletados e armazenados será feita uma análise descritiva, a fim de comparar os escores totais e os subescores disponibilizados pelo teste. Os dados desse estudo podem contribuir com o meio cientifico, pois são importantes para elaboração de programas de intervenção mais eficazes. Além disso colabora para se ter uma noção de como a ansiedade se distribui em uma parcela dos adolescentes de Ribeirão Preto e assim verificar se os dados corroboram com a literatura, que indica que a média dos escores de ansiedade dos brasileiros é mais elevada do que outras partes do mundo. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)