Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliação da qualidade de vida e capacidade funcional em obesos com doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC) associada à Síndrome da Apnéia Obstrutiva do Sono (SAOS)

Processo: 14/18965-5
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de janeiro de 2015
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2015
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Fisioterapia e Terapia Ocupacional
Pesquisador responsável:Francis Lopes Pacagnelli
Beneficiário:Maiara Almeida Aldá
Instituição-sede: Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação. Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE). Presidente Prudente , SP, Brasil
Assunto(s):Doença pulmonar obstrutiva crônica   Fisioterapia respiratória   Apneia   Obesidade   Qualidade de vida

Resumo

Introdução: Além das relações epidemiológicas da associação entre a DPOC e a SAOS, assim como as consequências cardiovasculares e metabólicas, é ressalta-se a influência da obesidade, ficando claro que a interação entre a DPOC, a SAOS e a obesidade pode, de alguma forma, elevar o risco cardiovascular e a chance de óbito, além de contribuir para uma piora da qualidade de vida e capacidade funcional. Objetivo: verificar a qualidade de vida e a capacidade funcional em pacientes obesos associada a DPOC com SAOS. Casuística e Métodos: serão selecionados 60 indivíduos com DPOC moderado, grave e muito grave com obesidade. O diagnóstico da DPOC será realizado pela espirometria e os pacientes deverão apresentar índice de massa corpórea (IMC)> 27 Kg/m2. Posteriormente, serão submetidos à polissonografia para confirmar o diagnóstico da SAOS. Com isso, serão formados dois grupos: (1) DPOC associada à obesidade sem SAOS (30 indivíduos) e (2) DPOC associada à obesidade com SAOS (30 indivíduos). Serão aplicados questionários específicos que avaliam grau de dispnéia ["Medical Research Council Modificado (MMRC)" modificada], qualidade de vida [Questionário do Hospital Saint George na Doença Respiratória (SGRQ)] e escalas de sono ("Questionário de Berlin" e a "Escala de sono diurno de Epworth") e teste de caminhada de seis minutos para avaliação da capacidade funcional.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
ALDA, MAIARA ALMEIDA; MUNGO PISSULIN, FLAVIO DANILO; THERESA WEBER, SILKE ANNA; BENETI, RICARDO; LEITE, MARCELI ROCHA; PACAGNELLI, FRANCIS LOPES. Clinical impact of chronic obstructive pulmonary disease (COPD) verified by the COPD Assessment Test (CAT) can be associated with functional capacity?. ACTA SCIENTIARUM-HEALTH SCIENCES, v. 40, 2018. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.