Busca avançada
Ano de início
Entree

Matéria escura na Via Láctea: uma era de precisão

Processo: 14/22985-1
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Apoio a Jovens Pesquisadores
Vigência (Início): 01 de dezembro de 2014
Vigência (Término): 30 de novembro de 2018
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Física - Física das Partículas Elementares e Campos
Pesquisador responsável:Fabio Iocco
Beneficiário:Fabio Iocco
Instituição-sede: Instituto de Física Teórica (IFT). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de São Paulo. São Paulo , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:14/11070-2 - Matéria escura na Via Láctea: uma era de precisão, AP.JP
Assunto(s):Física além do modelo padrão   Astrofísica de partículas   Matéria escura

Resumo

A existência de uma componente "escura" de matéria, composta por uma classe de partículas que não interagem com a radiação eletromagnética e que não pertencem ao Modelo Padrão mas que no entanto são acopladas gravitacionalmente, é um princípio central da Cosmologia moderna. Sua presença no Universo em ambientes diversos e em várias escalas de tamanho têm sido comprovada com abundantes observações astrofísicas. No entanto, sua natureza ainda é uma incógnita atualmente. A sinergia entre buscas em aceleradores de partículas, sinais astrofísicos e experimentos terrestres está na base dos esforços atuais para determinar a natureza das partículas de matéria escura. Esse projeto tem como escopo usar observáveis astrofísicas locais, tais como informações dinâmicas e morfológicas de nossa galáxia, para melhorar nosso conhecimento e reduzir as incertezas nessa busca em diversos canais. O projeto tem um duplo objetivo: a) obter informações independente de modelos sem precedentes sobre a distribuição espacial e dinâmica da matéria escura na Via Láctea, fazendo uso das mais recentes observações; b) usar essas informações para diminuir as incertezas em experimentos atuais e futuros de busca direta e indireta por matéria escura. Além do uso crucial no contexto de Física de Partículas, essas informações representarão o estado-da-arte na determinação experimental da estrutura da matéria escura em nossa galáxia e será relevante para o entendimento do processo de formação de galáxias em um contexto cosmológico.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Dark matter in the Milky Way 
Dark matter in the Milky Way 
Científico muestra evidencias de materia oscura en la Vía Láctea 
Researcher presents evidence of dark matter in the Milky Way 
Pesquisador da Unesp apresenta evidência de matéria escura na Via Láctea 
Pesquisador da Unesp apresenta evidência de matéria escura na Via Láctea 
Matéria(s) publicada(s) na Revista Pesquisa FAPESP sobre a bolsa::
De Trieste para São Paulo 

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
IOCCO, FABIO; PATO, MIGUEL; BERTONE, GIANFRANCO. Testing modified Newtonian dynamics in the Milky Way. Physical Review D, v. 92, n. 8 OCT 21 2015. Citações Web of Science: 13.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.