Busca avançada
Ano de início
Entree

Aprendizagem da relação simbólica entre pista e alvo na atenção espacial: padrão comportamental e correlatos neurais

Processo: 14/19702-8
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de dezembro de 2014
Vigência (Término): 30 de setembro de 2016
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Psicologia Cognitiva
Convênio/Acordo: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
Pesquisador responsável:André Mascioli Cravo
Beneficiário:Mateus Silvestrin
Instituição-sede: Centro de Matemática, Computação e Cognição (CMCC). Universidade Federal do ABC (UFABC). Ministério da Educação (Brasil). Santo André , SP, Brasil
Assunto(s):Neurociências   Atenção (processos psicológicos)   Aprendizagem   Cognição

Resumo

Uma série de estudos tem mostrado que saber onde determinado alvo será apresentado facilita seu processamento. Em muitos desses trabalhos, uma pista simbólica (como uma seta) é utilizada para guiar a orientação da atenção espacial. Entretanto, os mecanismos que regem o aprendizado e a atualização de pistas simbólicas visuoespaciais ainda são amplamente desconhecidos. Para esclarecermos melhor estes mecanismos propomos investigar: 1) os padrões comportamentais da aprendizagem e atualização de pistas simbólicas; 2) os mecanismos neurais subjacentes a estes processos de aprendizagem e recalibração de expectativas; 3) se a aprendizagem e seus correlatos eletrofisiológicos são distintos em situações em que o intervalo entre pista e alvo são variáveis ou fixos. Para desenvolver tais investigações, duas tarefas psicofísicas semelhantes serão realizadas com o registro concomitante da atividade eletroencefalográfica. Os resultados proporcionarão um maior entendimento sobre as bases neurais da aprendizagem e recalibração da atenção visuoespacial por meio de pistas simbólicas. (AU)