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REA: desenvolvimento de um protótipo de serious game sobre anatomofisiologia digestória humana

Processo: 14/11044-1
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de dezembro de 2014
Vigência (Término): 30 de junho de 2015
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Enfermagem
Pesquisador responsável:Silvia Helena Zem-Mascarenhas
Beneficiário:Marcelo Shinyu Mekaro
Instituição-sede: Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Educação em enfermagem   Tecnologia educacional   Anatomia   Informática médica   Jogos experimentais   Protótipo

Resumo

O conhecimento das complexas interações anatomofisiológico do corpo humano são fundamentais para o exercício da prática profissional de saúde. Tais conhecimentos subsidiam a construção do conhecimento do futuro enfermeiro, por exemplo, permitindo o reconhecimento morfológico, localização, função, organização de órgãos e sistemas num panorama geral e integrado. Além disso, esse conhecimento prévio possibilita a execução de procedimentos técnico-científicos sem causar riscos ao paciente. Sendo assim, é notável que para assegurar um cuidado seguro e isento de iatrogenias envolve comprometimento de um intrincado sistema, envolvendo a qualidade do processo de ensino aprendizagem dos futuros enfermeiros. Diante deste contexto, o surgimento de novas ferramentas e tecnologias educacionais derivadas dos avanços tecnológicos possibilita a inserção de novos aplicativos e equipamentos no contexto educacional, dentre eles o serious games e o uso dos Recursos Educacionais Abertos (REA). Frente a estas evidências, objetiva-se através deste estudo conceber um protótipo de jogo experimental nos moldes de um serious game sobre anatomia e fisiologia humana. Por fim, almeja-se que o desenvolvimento destes recursos incentive a criação de outros serious games visando à educação em saúde e o ensino de enfermagem de maneira aberta.

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