Busca avançada
Ano de início
Entree

Desenvolvimento e aplicação de um sistema de cromatografia bidimensional por injeção sequencial

Processo: 14/19115-5
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de janeiro de 2015
Vigência (Término): 31 de agosto de 2015
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Química - Química Analítica
Pesquisador responsável:Fábio Rodrigo Piovezani Rocha
Beneficiário:Alex Domingues Batista
Instituição-sede: Centro de Energia Nuclear na Agricultura (CENA). Universidade de São Paulo (USP). Piracicaba , SP, Brasil
Assunto(s):Fenóis   Análise por injeção em fluxo

Resumo

A introdução da cromatografia por injeção sequencial ampliou a potencialidade dos sistemas de análises em fluxo para a determinação de multicomponentes. Estratégias para melhora de seletividade e capacidade de separação têm sido apresentadas, como o uso de eluição por etapas e de colunas de núcleo fundido. O desempenho analítico também tem sido melhorado pelo tratamento de amostras em linha. O presente projeto visa ampliar a capacidade analítica de sistemas SIC pelo uso pioneiro de cromatografia bidimensional, com aplicação à determinação de compostos fenólicos em vinho e de pré-concentração on-column para a determinação de furfurais em sucos de frutas. Os procedimentos serão baseados em duas separações cromatográficas com colunas com propriedades de separação distintas. Os analitos que não apresentarem boa separação na primeira dimensão serão reinseridos na segunda dimensão, permitindo a separação por outro tipo de interação. Válvulas seletoras de oito vias serão utilizadas para gerenciamento das soluções e seleção das frações provenientes da primeira dimensão que deverão ser reinjetadas na segunda dimensão. O procedimento de preconcentração on-column será baseado no acúmulo dos analitos no início da fase estacionária para posterior separação com fase móvel apropriada. Estes procedimentos são inovadores em cromatografia por injeção sequencial e deverão ampliar a capacidade de separação e a aplicabilidade destes sistemas.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
BATISTA, ALEX D.; AMAIS, RENATA S.; ROCHA, FABIO R. P. Liquid-liquid microextraction in sequential injection analysis for the direct spectrophotometric determination of acid number in biodiesel. Microchemical Journal, v. 124, p. 55-59, JAN 2016. Citações Web of Science: 10.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.