Busca avançada
Ano de início
Entree

Suprimento de potássio, sódio e silício às mudas de eucalipto

Processo: 14/16397-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de dezembro de 2014
Vigência (Término): 30 de novembro de 2015
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Recursos Florestais e Engenharia Florestal - Silvicultura
Pesquisador responsável:Eric Victor de Oliveira Ferreira
Beneficiário:Nikolas de Souza Mateus
Instituição-sede: Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ). Universidade de São Paulo (USP). Piracicaba , SP, Brasil
Assunto(s):Nutrição florestal   Troca gasosa   Fertilidade do solo

Resumo

O Eucalyptus é o gênero mais plantado no Brasil, encontrando-se, de maneira geral, em solospouco férteis. Dessa maneira, o uso da fertilização tornou-se essencial, evidenciado após sua produção em vários ciclos sucessivos de cultivo. O potássio (K) é o macronutriente mais requerido pelo eucalipto, atuando na ativação de diversas enzimas, controle osmótico, abertura estomática, fotossíntese e resistência às geadas e doenças. Assim, o K influência diretamente na eficiência do uso da água (EUA) das plantas, trazendo grandes benefícios, principalmente em regiões de déficit hídrico. O sódio (Na) pode substituir parcialmente algumas funções fisiológicas do K, sendo de grande interesse a sua fertilização, visto seu custo relativamente mais baixo. O silício (Si) pode se depositar na cutícula e proporciona folhas mais eretas, favorecendo assim a fotossíntese e diminuindo atranspiração das plantas, influenciando dessa maneira também na EUA. Assim, o presente estudoobjetiva avaliar, em três experimentos em casa de vegetação do Depto. de Ciências Florestais ESALQ/USP), o suprimento de K, Na e Si em solução nutritiva às mudas de eucalipto. Serão avaliados a nutrição, as trocas gasosas, a densidade estomática, o potencial hídrico foliar, o ângulo de inclinação foliar, a área foliar, a EUA e o crescimento das plantas em diferentes épocas. Espera-se que as plantas respondam positivamente ao suprimento de K e que tanto o Na como o Si proporcionem benefícios ao crescimento inicial do eucalipto por influenciar de maneira positiva nos processos fisiológicos da planta.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MATEUS, NIKOLAS DE SOUZA; DE OLIVEIRA FERREIRA, ERIC VICTOR; ARTHUR JUNIOR, JOSE CARLOS; DOMEC, JEAN-CHRISTOPHE; JORDAN-MEILLE, LIONEL; DE MORAES GONCALVES, JOSE LEONARDO; LAVRES, JOSE. The ideal percentage of K substitution by Na in Eucalyptus seedlings: Evidences from leaf carbon isotopic composition, leaf gas exchanges and plant growth. Plant Physiology and Biochemistry, v. 137, p. 102-112, APR 2019. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.