Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo da adesão e uniformidade do revestimento de fosfato de cálcio no nanocompósito de alumina-zircônia

Processo: 14/11100-9
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de dezembro de 2014
Vigência (Término): 31 de agosto de 2016
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia de Materiais e Metalúrgica - Materiais Não-metálicos
Convênio/Acordo: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
Pesquisador responsável:Eliria Maria de Jesus Agnolon Pallone
Beneficiário:Kátia Helena dos Santos
Instituição-sede: Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos (FZEA). Universidade de São Paulo (USP). Pirassununga , SP, Brasil
Assunto(s):Materiais cerâmicos   Biocerâmicas   Fosfatos de cálcio   Nanocompósitos   Tratamento de superfícies   Zircônia-alumina (ZTA)

Resumo

Materiais cerâmicos, como a alumina e a zircônia têm sido estudados ao longo dos anos na aplicação como biomateriais. Sua natureza bioinerte, tem estimulado o desenvolvimento de novas alternativas, como tratamentos químicos para tornar o desempenho biológico destas cerâmicas mais adequadas. O recobrimento biomimético de cerâmicas bioinertes a partir de soluções com concentrações iguais às do plasma sanguíneo humano, SBF, permitem o crescimento de uma camada bioativa na superfície dos implantes. A bioatividade do material está relacionada com a formação de uma camada constituída por cristais de hidroxiapatita, similar à apatita biológica. A biocompatibilidade associada às propriedades estruturais da alumina e da zircônia tem estimulado o uso clínico destes materiais. Dessa forma, este trabalho tem por objetivo o estudo da adesão e uniformidade do revestimento de fosfato de cálcio no nanocompósito de alumina-zircônia, visando a aplicação de uma interface ideal na superfície do nanocompósito pela formação de nanorugosidades e grupos hidroxilas que forneçam sítios ativos para a precipitação de fosfato de cálcio de forma homogênea pelo método biomimético. Neste intuito, as superfícies nanoestruturadas passarão por tratamento utilizando soluções ácidas e básicas e por plasma de oxigênio. Serão realizadas caracterizações físicas, mecânicas e microestruturais, testes de aderência e de biocompatibilidade do nanocompósito recoberto. Para isso serão obtidos corpos de prova de nanocompósitos de alumina-zircônia 5%. Também serão realizadas análises in vitro quanto à citotoxicidade, proliferação, adesão e a capacidade de adesão de células osteoblásticas sobre a superfície desses materiais antes e após tratamento da superfície, e após o recobrimento com fosfato de cálcio. As caracterizações da superfície serão realizadas por meio de difração e fluorescência de raios-X, espectroscopia no infravermelho, microscopia eletrônica de varredura e de força atômica. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DOS SANTOS, KATIA HELENA; FERREIRA, JULIETA ADRIANA; OSIRO, DENISE; ANDRADE DA CONCEICAO, GELSON JOSE; COLNAGO, LUIZ ALBERTO; ALVES JUNIOR, CLODOMIRO; DE JESUS AGNOLON PALLONE, ELIRIA MARIA. Plasma surface treatments of Al2O3/ZrO2 nanocomposites and their influence on the formation and adhesion of calcium phosphates. Applied Surface Science, v. 456, p. 552-560, OCT 31 2018. Citações Web of Science: 0.
DOS SANTOS, KATIA HELENA; FERREIRA, JULIETA ADRIANA; OSIRO, DENISE; ANDRADE DA CONCEICAO, GELSON JOSE; BERNARDES FILHO, RUBENS; COLNAGO, LUIZ ALBERTO; DE JESUS AGNOLON PALLONE, ELIRIA MARIA. Influence of different chemical treatments on the surface of Al2O3/ZrO2 nanocomposites during biomimetic coating. CERAMICS INTERNATIONAL, v. 43, n. 5, p. 4272-4279, APR 1 2017. Citações Web of Science: 4.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.