Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo anatômico dos órgãos subterrâneos de espécies de Aspidosperma Mart. (Apocynaceae)

Processo: 14/19175-8
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de dezembro de 2014
Vigência (Término): 30 de novembro de 2015
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Botânica - Morfologia Vegetal
Pesquisador responsável:Ingrid Koch
Beneficiário:Eric Yasuo Kataoka
Instituição-sede: Instituto de Biologia (IB). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Anatomia vegetal

Resumo

A capacidade das plantas propagarem-se vegetativamente é tida como uma adaptação a distúrbios como incêndios, danos mecânicos ou oscilações na temperatura. Diversas espécies de cerrado tipicamente apresentam a estratégia de propagação vegetativa como resposta ao regime de fogo. No entanto, espécies de florestas não sujeitas ao fogo também foram reportadas na literatura como sendo capazes da reprodução por propagação vegetativa. O gênero Aspidosperma Mart. (Apocynaceae) é caracterizado por hábito arbóreo, e é componente marcante do dossel de florestas maduras; possui interesse econômico por compostos químicos farmacológicos e madeireiros. Apesar de haver constatações em campo da propagação vegetativa para o gênero, não existem estudos anatômicos que caracterizem-na adequadamente. Esta proposta pretende estudar a anatomia dos órgãos subterrâneos de duas espécies: A. cylindrocarpon Müll.Arg. (típica de floresta estacional semidecidual) e A. tomentosum Mart. (típica de cerrado) a fim de elucidar a origem do órgão subterrâneo que produz as rebrotas e a natureza estrutural das gemas responsáveis pela propagação vegetativa. Os dados resultantes deste projeto contribuirão para iniciar a compreensão das estratégias de propagação vegetativa do gênero Aspidosperma e, mais amplamente, da família Apocynaceae.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
KATAOKA, ERIC YASUO; ALVES, DANIELA MARTINS; KOCH, INGRID; SOUTO, LETICIA SILVA. Are there buds in the roots of Aspidosperma spp. (Apocynaceae)? A comparative morphoanatomical study of underground organs. FLORA, v. 256, p. 92-99, JUL 2019. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.