Bolsa 14/19175-8 - Anatomia vegetal, Compostos químicos - BV FAPESP
Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo anatômico dos órgãos subterrâneos de espécies de Aspidosperma Mart. (Apocynaceae)

Processo: 14/19175-8
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de dezembro de 2014
Data de Término da vigência: 30 de novembro de 2015
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Botânica - Morfologia Vegetal
Pesquisador responsável:Ingrid Koch
Beneficiário:Eric Yasuo Kataoka
Instituição Sede: Instituto de Biologia (IB). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Anatomia vegetal   Compostos químicos   Aspidosperma   Apocynaceae
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Arg | Aspidosperma cylindrocarpon Müll | Aspidosperma tomentosum Mart | propagação vegetativa | Anatomia Vegetal

Resumo

A capacidade das plantas propagarem-se vegetativamente é tida como uma adaptação a distúrbios como incêndios, danos mecânicos ou oscilações na temperatura. Diversas espécies de cerrado tipicamente apresentam a estratégia de propagação vegetativa como resposta ao regime de fogo. No entanto, espécies de florestas não sujeitas ao fogo também foram reportadas na literatura como sendo capazes da reprodução por propagação vegetativa. O gênero Aspidosperma Mart. (Apocynaceae) é caracterizado por hábito arbóreo, e é componente marcante do dossel de florestas maduras; possui interesse econômico por compostos químicos farmacológicos e madeireiros. Apesar de haver constatações em campo da propagação vegetativa para o gênero, não existem estudos anatômicos que a caracterizem adequadamente. Esta proposta pretende estudar a anatomia dos órgãos subterrâneos de duas espécies: A. cylindrocarpon Müll.Arg. (típica de floresta estacional semidecidual) e A. tomentosum Mart. (típica de cerrado) a fim de elucidar a origem do órgão subterrâneo que produz as rebrotas e a natureza estrutural das gemas responsáveis pela propagação vegetativa. Os dados resultantes deste projeto contribuirão para iniciar a compreensão das estratégias de propagação vegetativa do gênero Aspidosperma e, mais amplamente, da família Apocynaceae.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
KATAOKA, ERIC YASUO; ALVES, DANIELA MARTINS; KOCH, INGRID; SOUTO, LETICIA SILVA. Are there buds in the roots of Aspidosperma spp. (Apocynaceae)? A comparative morphoanatomical study of underground organs. FLORA, v. 256, p. 92-99, . (14/19175-8)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.