Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliação do desajuste marginal e distribuição de tensão em próteses parciais fixas implantossuportadas: efeito do cilindro protético e de distintos comprimentos de implantes

Processo: 14/19264-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de janeiro de 2015
Vigência (Término): 29 de fevereiro de 2016
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Odontologia - Clínica Odontológica
Convênio/Acordo: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
Pesquisador responsável:Valentim Adelino Ricardo Barão
Beneficiário:Anna Gabriella Camacho Presotto
Instituição-sede: Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Piracicaba , SP, Brasil
Assunto(s):Próteses e implantes   Prótese dentária fixada por implante   Biomecânica   Estresse mecânico   CAD/CAM

Resumo

A longevidade do tratamento com próteses fixas implantossuportadas em pacientes totalmente ou parcialmente desdentados tem sido confirmada em vários estudos, e os passos envolvidos no tratamento a influenciam. Em relação às técnicas convencionais de fundição, cilindros metaloplásticos foram desenvolvidos a fim de promover melhor adaptação das infraestruturas protéticas, após fundição. Em contrapartida, a tecnologia CAD/CAM vem sendo amplamente utilizada e alguns estudos sugerem sua superioridade em relação às técnicas convencionais de fundição. Ainda, o uso de implantes curtos para reabilitação da região posterior de maxila com altura óssea insuficiente parece ser uma abordagem de tratamento mais viável quando comparado às técnicas que envolvem aumento de tecido ósseo associados a implantes convencionais, sendo que estudos sugerem que apresentam sucesso clínico semelhante a implantes mais longos. Sendo assim, o objetivo neste trabalho será comparar o desajuste marginal vertical e a distribuição de tensões em infraestruturas de próteses parciais fixas confeccionadas por meio de técnicas convencionais de laboratório (processo de sobrefundição) em relação às confeccionadas por processo CAD/CAM, bem como a influência do comprimento do implante na distribuição de tensão. Para isso, serão confeccionadas 20 infraestruturas de próteses parciais fixas de 3 elementos suportadas por dois implantes por meio do processo de sobrefundição e sistema CAD/CAM (n=10), utilizando dois tipos de comprimento de implantes - curtos (4,1mmx6mm) e padrão Branemark (4.1mmx11mm). Após a confecção dos modelos fotoelásticos para ambas as situações clínicas, serão aferidos os desajustes marginais entre os pilares intermediários (mini pilar) e os cilindros das infraestruturas protéticas por meio do teste do parafuso único (Sartori et al., 2004). Em seguida, a distribuição de tensão será avaliada qualitativamente e quantitativamente por meio da análise fotoelástica após a fixação da infraestrutura protética aos pilares intermediários e após a aplicação de carga de 280N. Os dados obtidos dos grupos serão tabulados, analisados e comparados por métodos estatísticos considerando o nível de 5% de significância. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
CAMACHO PRESOTTO, ANNA GABRIELLA; BRILHANTE BHERING, CLAUDIA LOPES; MESQUITA, MARCELO FERRAZ; RICARDO BARAO, VALENTIM ADELINO. Marginal fit and photoelastic stress analysis of CAD-CAM and overcast 3-unit implant-supported frameworks. JOURNAL OF PROSTHETIC DENTISTRY, v. 117, n. 3, p. 373-379, . (14/19264-0)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.