Busca avançada
Ano de início
Entree

Perfil de metilação de genes em lesões precursoras do câncer do colo do útero

Processo: 14/24415-8
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Programa Capacitação - Treinamento Técnico
Vigência (Início): 01 de dezembro de 2014
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2015
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina
Convênio/Acordo: CNPq - PPSUS
Pesquisador responsável:José Humberto Tavares Guerreiro Fregnani
Beneficiário:Caroline Domingues Rogeri
Instituição-sede: Hospital do Câncer de Barretos. Fundação Pio XII (FP). Barretos , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:14/50014-0 - Perfil de metilação de genes em lesões precursoras do câncer do colo do útero, AP.PP.SUS
Assunto(s):Neoplasias do colo uterino   Displasia do colo do útero   Infecções por Papillomavirus   Prevenção de câncer de colo uterino   Metilação de DNA   Técnicas de diagnóstico molecular

Resumo

OBJETIVOS: 1) Avaliar e comparar o perfil de metilação de 15 genes do hospedeiro e 3 do HPV16 em amostras de citologia cervical de mulheres sem e com NIC; 2) Comparar as acurácias dos métodos moleculares (metilação e pesquisa do HPV) para diagnosticar NIC2 e NIC3. MATERIAIS E MÉTODOS: Serão incluídas 350 amostras armazenadas de citologia cervical de mulheres submetidas previamente à colposcopia no Hospital de Câncer de Barretos. Os casos terão a seguinte distribuição: colo do útero sem NIC (n=150), NIC1 (n=100), NIC2 (50) e NIC3 (50). As citologias cervicais fornecerão alíquotas para as análises moleculares. O teste do HPV será realizado no aparelho Cobas X480" (Roche Molecular Systems, EUA). A análise de metilação será realizada em um painel com 15 genes do hospedeiro (HIC1, APC, CADM1, CDH, DAPK1, TERT, JAM3, EPB41L3, C130RF18, MAL, hsa-miR-124-2, SOX1, PAX1, LMX1A e NKX6-1) e 3 genes do HPV16 (L1, L2 e E2/E4 do HPV16 por Real Time PCR (Quantitative Methylation Specific PCR - QMSP). A frequência de metilação de cada gene será comparada entre os grupos (d NIC1 vs. NIC2/NIC3) por meio do teste exato de Fisher. As acurácias de cada um dos testes moleculares (de metilação e de pesquisa do HPV) serão mensuradas e comparadas entre si por meio da sensibilidade, especificidade, valores preditivos (positivo e negativo) e área sob a curva ROC. RESULTADOS ESPERADOS E APLICAÇÕES: Alguns dos genes metilados estudados (ou a combinação deles) poderão ser utilizados como biomarcadores de lesões precursoras do câncer do colo do útero em amostras de citologia cervical preservadas em base líquida. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
ROGERI, CAROLINE DOMINGUES; SANTEJO SILVEIRA, HENRIQUE CESAR; CAUSIN, RHAFAELA LIMA; VILLA, LUISA LINA; STEIN, MAIRA DEGIOVANI; DE CARVALHO, ANA CAROLINA; REBOLHO BATISTA ARANTES, LIDIA MARIA; SCAPULATEMPO-NETO, CRISTOVAM; POSSATI-RESENDE, JULIO CESAR; ANTONIAZZI, MARCIO; LONGATTO-FILHO, ADHEMAR; TAVARES GUERREIRO FREGNANI, JOSE HUMBERTO. Methylation of the hsa-miR-124, SOX1, TERT, and LMX1A genes as biomarkers for precursor lesions in cervical cancer. GYNECOLOGIC ONCOLOGY, v. 150, n. 3, p. 545-551, SEP 2018. Citações Web of Science: 5.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.