Busca avançada
Ano de início
Entree

Jogos eletrônicos e moralidade no mundo contemporâneo

Processo: 14/21197-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de janeiro de 2015
Vigência (Término): 30 de junho de 2018
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Psicologia do Desenvolvimento Humano
Convênio/Acordo: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
Pesquisador responsável:Rita Melissa Lepre
Beneficiário:Vïtor de Morais Alves Evangelista
Instituição-sede: Faculdade de Ciências e Letras (FCL-ASSIS). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Assis. Assis , SP, Brasil
Assunto(s):Jogos eletrônicos   Contemporaneidade   Moral

Resumo

Em um mundo caótico e hedonista, no qual as relações são determinadas pela descartabilidade, mobilidade e rapidez, o virtual aparece como solução frente à ausência de sentido da realidade. A era do software e da individualidade propõe a superação de barreiras geográficas e temporais propiciando novas formas de socialização. Os jogos eletrônicos emergem como catarse da sociedade pós-moderna tendo como características principais a fuga, liberdade e satisfação dos desejos tidos como impossíveis na realidade. Muitos desses jogos fornecem ao indivíduo a possibilidade de agir em um mundo sem regras, de valores inversos, onde o herói virtual, de moral questionável, adquire, na maioria dos casos, a personalidade opressora. Tendo em vista os poucos estudos relacionando os jogos eletrônicos à moral e a necessidade de novos estudos acerca da moralidade humana no atual contexto de crise de valores da sociedade contemporânea, a presente pesquisa tem por objetivo proporcionar uma reflexão sobre os aspectos morais presentes nos jogos eletrônicos na contemporaneidade, tendo como aporte metodológico a etnografia virtual e como apoio teórico os estudos de Jean Piaget (1932) sobre o desenvolvimento do juízo moral, assim como as pesquisas de Lawrence Kohlberg sobre a construção do raciocínio moral e as contribuições de La Taille no campo da psicologia da moralidade humana. Esperamos contribuir, em alguma medida, para o debate acerca da construção de valores morais na contemporaneidade. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
EVANGELISTA, Vïtor de Morais Alves. Paraísos virtuais : um estudo sobre jogos eletrônicos e moralidade no mundo contemporâneo. 2018. 242 f. Tese de Doutorado - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" Faculdade de Ciências e Letras (Campus de Assis)..

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.