Busca avançada
Ano de início
Entree

Caracterização estrutural de vidros e vitrocerâmicas biocompatíveis propostos para tratamento de câncer por hipertermia

Processo: 14/19308-8
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de dezembro de 2014
Vigência (Término): 30 de novembro de 2015
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Biomédica - Bioengenharia
Pesquisador responsável:Juliana Marchi
Beneficiário:Natália Del Rey Menezes
Instituição-sede: Centro de Ciências Naturais e Humanas (CCNH). Universidade Federal do ABC (UFABC). Ministério da Educação (Brasil). Santo André , SP, Brasil
Assunto(s):Cristalização   Tratamento do câncer   Hipertermia   Biovidro   Biomateriais

Resumo

Este projeto visa a síntese e caracterização estrutural de vidros biocompatíveis,antes e após tratamento térmico à diferentes temperaturas, a fim de obter-sevitrocerâmicas baseadas no sistema SiO2-Na2O-CaO-P2O5 dopadas com Fe2O3 eGd2O3. A incorporação dos dopantes visa a obtenção de cristais com propriedadesmagnéticas. As temperaturas de nucleação dos cristais nucleados serão identificadas porcalorimetria diferencial de varredura, enquanto que as fases cristalinas serãoidentificadas por difração de raio-x, o tamanho médio dos cristais será determinado pelarelação de Williamson-Hall. A estrutura vítrea será caracterizada por espectroscopia deinfravermelho na transformada de Fourier. A morfologia dos vidros e a dispersão doscristais nucleados serão observados por microscopia eletrônica de varredura. Emtrabalhos futuros de caracterização magnética destes materiais a serem realizados peloGrupo de Pesquisa em Biomateriais Funcionais, Medicina Regenerativa e Biotecnologia(BioMMR), os resultados obtidos nesta pesquisa serão convergidos com dados demagnetização a fim de determinar quais fases nucleadas contribuem efetivamente para amagnetização das amostras, comparando com dados da literatura para observar secristais no sistema Fe2O3-Gd2O3 contribuem mais significativamente do que cristais deFe2O3.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
BORGES, ROGER; SCHNEIDER, JOSE F.; MARCHI, JULIANA. Structural characterization of bioactive glasses containing rare earth elements (Gd and/or Yb). Journal of Materials Science, v. 54, n. 17, p. 11390-11399, SEP 2019. Citações Web of Science: 1.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.