Busca avançada
Ano de início
Entree

Cromatografia Líquida de Ultra Eficiência Bidimensional com Detecção por Espectrometria de Massas em Tandem (2D-UPLC-MS/MS) para determinação de fármacos em amostras de plasma de pacientes esquizofrênicos

Processo: 14/22140-1
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de fevereiro de 2015
Vigência (Término): 30 de abril de 2018
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Química - Química Analítica
Pesquisador responsável:Maria Eugênia Queiroz Nassur
Beneficiário:Vinicius Ricardo Acquaro Junior
Instituição-sede: Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):16/16180-6 - Determinação de AEA e 2-AG em amostras de plasma por Bio-SPME-Nano-ESI, BE.EP.DR
Assunto(s):Esquizofrenia   Processos de separação   Fármacos

Resumo

A esquizofrenia é um transtorno neuropsiquiátrico que atinge aproximadamente 1% da população mundial, caracterizada, entre outros fatores pela perda ou diminuição das capacidades mentais, alucinações, delírios, com perda de contato com a realidade, podendo acarretar em uma disfunção social crônica. Além dos antipsicóticos, grande parte dos pacientes também faz uso concomitante de outras classes de fármacos, tais como os antidepressivos, anticonvulsivantes e ansiolíticos, a fim de diminuir os sintomas associados à doença. Consequentemente, a análise desses fármacos em amostras de plasma de pacientes esquizofrênicos é importante para ajustar as doses, minimizar os efeitos adversos e verificar a anuência do paciente à terapia. Nos últimos anos, a cromatografia líquida de ultra eficiência acoplada à espectrometria de massas, sistema tandem (UPLC-MS/MS), tem se tornado a técnica analítica de referência para bioanálises, e o desenvolvimento de fases sorbentes seletivas tais como, os materiais de acesso restrito (RAM - restricted acess media), tem permitido a introdução direta de fluidos biológicos em sistemas cromatográficos, reduzindo o tempo da análise. A nova geração de colunas superficialmente porosas, compostas por um núcleo sólido revestido por uma fina camada de sílica porosa com partículas com diâmetros sub-3µm, quando comparada às partículas totalmente porosas com diâmetros sub-2µm, apresenta separação cromatográfica com igual eficiência ou ainda maior, mas com diminuição significativa na pressão do sistema cromatográfico. Neste projeto o sistema cromatográfico bidimensional 2D-UPLC-MS/MS com coluna RAM na primeira dimensão e coluna em fase reversa na segunda dimensão será utilizado para a padronização de um método analítico para a determinação simultânea de fármacos (antipsicóticos, antidepressivos, anticonvulsivantes e ansiolíticos) em amostras de plasma de pacientes esquizofrênicos. Diferentes colunas em fase reversa, totalmente porosas e superficialmente porosas com diferentes tamanhos de partículas serão avaliadas na segunda dimensão do sistema 2D-UPLC para a separação dos fármacos.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
ACQUARO JUNIOR, VINICIUS RICARDO; LANCAS, FERNANDO MAURO; COSTA QUEIROZ, MARIA EUGENIA. Evaluation of superficially porous and fully porous columns for analysis of drugs in plasma samples by UHPLC-MS/MS. JOURNAL OF CHROMATOGRAPHY B-ANALYTICAL TECHNOLOGIES IN THE BIOMEDICAL AND LIFE SCIENCES, v. 1048, p. 1-9, MAR 24 2017. Citações Web of Science: 5.
ACQUARO JUNIOR, VINICIUS RICARDO; DOMINGUES, DIEGO SOARES; COSTA QUEIROZ, MARIA EUGENIA. Column switching UHPLC-MS/MS with restricted access material for the determination of CNS drugs in plasma samples. BIOANALYSIS, v. 9, n. 6, p. 555-568, MAR 2017. Citações Web of Science: 4.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
JUNIOR, Vinicius Ricardo Acquaro. Desenvolvimento de diferentes métodos LC-MS/MS para a determinação de fármacos e endocanabinóides em amostras de plasma. 2018. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto Ribeirão Preto.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.