Busca avançada
Ano de início
Entree

Papel dos receptores NOD1 e NOD2 nos mecanismos autofágicos de macrófagos e osteoclastos infectados com Porphyromonas gingivalis

Processo: 14/11958-3
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de janeiro de 2015
Vigência (Término): 31 de agosto de 2016
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Odontologia - Periodontia
Convênio/Acordo: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
Pesquisador responsável:Sandra Yasuyo Fukada Alves
Beneficiário:Erivan Schnaider Ramos Junior
Instituição-sede: Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto (FCFRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Autofagia   Porphyromonas gingivalis   Imunidade inata   Osteoclastos   Microbiologia

Resumo

A periodontite, como uma doença infecciosa e inflamatória crônica e de natureza multifatorial, consiste em um grande desafio para os pesquisadores. Um dos fatores de severidade/progressão da doença é a intensa resposta imune/inflamatória que gera como consequência a reabsorção óssea desencadeada por células do hospedeiro frente a complexidade de bactérias e seus produtos. Dentre essas bactérias, Porphyromonas gingivalis tem se mostrado um dos principais agentes causadores de disbiose na microbiota oral levando à progressão da doença. O estudo da interação patógeno/ hospedeiro abre novas e interessantes possibilidades no estudo entre o sistema imune e o sistema ósseo. Nesse contexto, a descoberta de receptores intracelulares (Nod1 e Nod2) capazes de reconhecer padrões moleculares associados aos patógenos e de induzir uma resposta imune tem sido associada aos conhecimentos de que P. gingivalis é capaz de interagir com tais receptores, abrindo uma nova janela para estudo. Já foi demonstrado o envolvimento da autofagia, um novo componente do arsenal do sistema imune inato, na modulação da produção de citocinas pró-inflamatórias em células de animais deficientes de Nod1 e Nod2. No entanto, o papel desses receptores no mecanismo autofágico de células envolvidas na reabsorção óssea, como macrófagos e osteoclastos , e no modelo de infecção por P. gingivalis ainda permanece pouco claro. Dessa forma, o objetivo deste projeto é analisar o papel da autofagia provocada por P. gingivalis na modulação da secreção de mediadores inflamatórios, morte celular, dano/atividade mitocondrial, geração de ROS e tráfego de lisossomos utilizando macrófagos e osteoclastos (in vitro) derivados de medula óssea de camundongos deficientes em receptores Nod1 e Nod2. Contribuição esperada para a área: fornecer o arcabouço técnico/científico que permita avaliar a possibilidade do uso dessas informações referentes a modulação da resposta imune, especificamente os receptores Nod1 e Nod2, com a finalidade de conferir uma possível aplicação clínica assim como, estudos clínicos dirigidos no que podemos chamar de "Translational Periodontology". Ressalta-se que esse estudo compõe a linha de pesquisa de auxilio aprovado pela FAPESP sendo condizente com os trabalhos que vêm sendo desenvolvidos pelo grupo de pesquisa. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Un estudio abre el camino hacia un nuevo tratamiento contra la pérdida ósea 
Study paves the way to a novel treatment for bone loss 
Estudo abre caminho para novo tratamento contra perda óssea 
Estudo abre caminho para novo tratamento contra perda óssea 

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DA CUNHA, MARCOS GUILHERME; RAMOS-JUNIOR, ERIVAN SCHNAIDER; FRANCHIN, MARCELO; TAIRA, THAISE MAYUMI; BEUTLER, JOHN A.; NOBRE FRANCO, GILSON CESAR; IKEGAKI, MASAHARU; DE ALENCAR, SEVERINO MATIAS; FUKADA, SANDRA YASUYO; ROSALEN, PEDRO LUIZ. Effects of Cinnamoyloxy-mammeisin from Geopropolis on Osteoclast Differentiation and Porphyromonas gingivalis-Induced Periodontitis. Journal of Natural Products, v. 80, n. 6, p. 1893-1899, JUN 2017. Citações Web of Science: 7.
RAMOS-JUNIOR, ERIVAN S.; LEITE, GISELE A.; CARMO-SILVA, CECILIA C.; TAIRA, THAISE M.; NEVES, KARLA B.; COLON, DAVID F.; DA SILVA, LEA A. B.; SALVADOR, SERGIO L.; TOSTES, RITA C.; CUNHA, FERNANDO Q.; FUKADA, SANDRA Y. Adipokine Chemerin Bridges Metabolic Dyslipidemia and Alveolar Bone Loss in Mice. Journal of Bone and Mineral Research, v. 32, n. 5, p. 974-984, MAY 2017. Citações Web of Science: 14.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.