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Reações redox: uma proposta para desenvolver o conhecimento pedagógico do conteúdo

Processo: 14/14356-4
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de novembro de 2014
Vigência (Término): 01 de outubro de 2018
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Química
Convênio/Acordo: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
Pesquisador responsável:Carmen Fernandez
Beneficiário:Luciane Fernandes de Goes
Instituição-sede: Instituto de Química (IQ). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:13/07937-8 - Redoxoma, AP.CEPID
Bolsa(s) vinculada(s):16/16354-4 - O desenvolvimento do PCK de professores de química durante cursos de formação profissional, BE.EP.DR
Assunto(s):Formação de professores   Material didático   Pedagogia

Resumo

O conteúdo reações de oxidorredução tem sido apontado como sendo um dos de maior dificuldade dos estudantes e é de fundamental importância que os professores desenvolvam o Conhecimento Pedahgógico do Conteúdo (PCK) de tal conteúdo para melhor abordá-lo em sua prática pedagógica. Assim, neste trabalho pretende-se elaborar, implementar e analisar um curso voltado para a formação continuada de professores de Química com intuito de desenvolver o PCK sobre os processos redox, de maneira a contribuir para a superação de dificuldades comumente verificadas. Primeiramente serão analisados como livros didáticos do Ensino Médio abordam esse conteúdo e um paralelo com as dificuldades dos estudantes será traçado. A seguir, serão investigadas as dificuldades de professores do Ensino Médio em relação ao ensino desse conteúdo. Os dados serão coletados através de questionários com professores e do CoRe. Cursos de formação continuada que foquem no desenvolvimento do PCK serão pesquisados e, posse desses dados será planejado e implementado um curso de formação continuada com intuito de desenvolver o PCK de professores sobre processos redox. O curso será registrado em áudio e vídeo e analisado bem como observações de práticas de sala de aula. Para a análise de dados utilizar-se-á a Análise de Conteúdo utilizando-se categorias pré-estabelecidas na literatura apresentadas em modelos de conhecimentos de professores, de forma a poder analisar o desenvolvimento do PCK de oxidorredução desses professores e propor implementações no curso. (AU)