Busca avançada
Ano de início
Entree

Potencial de sequestro de carbono no solo e dinâmica da matéria orgânica em pastagens degradadas no Brasil

Processo: 14/21273-8
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de janeiro de 2015
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2018
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Agronomia - Ciência do Solo
Convênio/Acordo: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
Pesquisador responsável:Carlos Eduardo Pellegrino Cerri
Beneficiário:Daniele Costa de Oliveira
Instituição-sede: Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ). Universidade de São Paulo (USP). Piracicaba , SP, Brasil
Assunto(s):Matéria orgânica do solo   Modelos matemáticos   Sequestro de carbono

Resumo

No Brasil, cerca de 70% das áreas de pastagens apresentam algum estágio de degradação, que é marcada, na maioria dos casos, pela redução abrupta nos estoques de matéria orgânica do solo. Apesar de ser líder mundial na produção de carne bovina, o Brasil apresenta baixa produtividade, próxima a 0,7 UA ha-1. A intensificação dessas áreas pode refletir em uma operação de duplo benefício, elevando a produção de bovinos na área já convertida e elevando os estoques de carbono no solo. Com o desenvolvimento desse projeto pretende-se quantificar o potencial de sequestro de carbono em pastagens degradadas do Brasil e elucidar a dinâmica da matéria orgânica do solo na recuperação dessas áreas. Para isso, o projeto divide-se em cinco partes principais: 1 - Formação de banco de dados de mudanças nos estoques de carbono do solo na recuperação de pastagens; 2 - Modelagem dos dados levantados; 3 - Modelagem do potencial brasileiro de sequestro de carbono em pastagens; 4 - Predição de cenários de recuperação das pastagens e cálculo do erro das estimativas; e 5 - Estudo da dinâmica da matéria orgânica do solo nas áreas prioritárias. Os parâmetros utilizados para a caracterização dessa dinâmica serão: estoques de carbono e nitrogênio, abundância natural de 13C, fracionamento físico da matéria orgânica, caracterização das substâncias húmicas por fluorescência e espectroscopia de emissão óptica com plasma induzido por laser. A análise dos dados consistirá na validação e cálculo de incerteza dos dados modelados e simulados. Na caracterização da mudança nos estoques de carbono do solo será utilizada a análise de componentes principais com o auxílio do pacote estatístico SAS. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
RITTL, TATIANA F.; OLIVEIRA, DANIELE; CERRI, CARLOS E. P. Soil carbon stock changes under different land uses in the Amazon. GEODERMA REGIONAL, v. 10, p. 138-143, SEP 2017. Citações Web of Science: 8.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
OLIVEIRA, Daniele Costa de. Potencial de sequestro de carbono no solo e dinâmica da matéria orgânica em pastagens degradadas no Brasil. 2018. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz Piracicaba.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.