Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo de superligas de Co para a produção de ferramentas para soldagem por atrito com pino não consumível

Processo: 14/13772-4
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de janeiro de 2015
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2016
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia de Materiais e Metalúrgica - Metalurgia Física
Convênio/Acordo: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
Pesquisador responsável:Andre Paulo Tschiptschin
Beneficiário:Alex Matos da Silva Costa
Instituição-sede: Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM). Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (Brasil). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Ferramentas   Soldagem

Resumo

Atualmente os materiais utilizados como ferramentas para Soldagem por Atrito com Pino não Consumível (SAPNC), também conhecido em inglês como Friction Stir Welding (FSW), dividem-se em duas classes: 1. Ferramentas para soldagem de materiais com temperatura liquidus baixa, como as ligas de Al, Mg, Cu; e 2. Ferramentas para soldagem de materiais com temperatura liquidus elevada, como as ligas de Ni, Ti, Zr, e Fe. Para soldagem de ligas com liquidus baixa, normalmente utiliza-se aços ferramenta. Para ligas com temperatura liquidus elevada há uma restrição maior para seleção de materiais pois as condições de processo são mais exigentes. A temperatura de soldagem, condições tribológicas ferramenta/material junta, os esforços mecânicos envolvidos durante a soldagem são bastante severos. Nestas condições os materiais mais utilizados como as ligas à base de W (W-25%p.Re) reforçadas com nitreto cúbico de boro policristalino (NCBP) apresentam problemas com desgaste excessivo (erosão/reatividade ferramenta-material junta soldada) e limitada tenacidade à fratura. Ainda estas ferramentas apresentam limitada oferta e elevado custo de produção (metalurgia do pó sob pressões e temperaturas excessivamente elevadas). Assim abriu-se a possibilidade para que outros materiais com desempenho atrativo, mas com custo menor de produção sejam testados para aplicação em SAPNC. A descoberta recente da fase ³2 no sistema Co-Al-W credenciou as superligas de Co como materiais com potencial de aplicação para ferramentas de SAPNC. Isto porque com a presença da fase ³2 as superligas de Co são capazes de suportar as condições severas de serviço que envolvem: carregamento mecânico e desgaste em temperaturas elevadas e ambientes reativos em que a estabilidade estrutural e química são fundamentais. Portanto, o objetivo deste trabalho é realizar a caracterização detalhada do ponto de vista microestrutural, físico e mecânico de superligas de Co com potencial de aplicação na produção de ferramentas para Soldagem por Atrito com Pino não Consumível (SAPNC). (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
COSTA, A. M. S.; OLIVEIRA, J. P.; PEREIRA, V. F.; NUNES, C. A.; RAMIREZ, A. J.; TSCHIPTSCHIN, A. P. Ni-based Mar-M247 superalloy as a friction stir processing tool. Journal of Materials Processing Technology, v. 262, p. 605-614, DEC 2018. Citações Web of Science: 1.
COSTA, A. M. S.; OLIVEIRA, J. P.; SALGADO, V, M.; NUNES, C. A.; LOPES, E. S. N.; MOGILI, N. V. V.; RAMIREZ, A. J.; TSCHIPTSCHIN, A. P. Effect of Ta and Nb additions in arc-melted Co-Ni-based superalloys: Microstructural and mechanical properties. MATERIALS SCIENCE AND ENGINEERING A-STRUCTURAL MATERIALS PROPERTIES MICROSTRUCTURE AND PROCESSING, v. 730, p. 66-72, JUL 11 2018. Citações Web of Science: 4.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.