Busca avançada
Ano de início
Entree

Desenvolvimento e avaliação in silico de uma plataforma de expressão baseada em E. coli para a produção de enzimas envolvidas na degradação de biomassa lignocelulósica

Processo: 14/13974-6
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado Direto
Vigência (Início): 01 de novembro de 2014
Vigência (Término): 31 de agosto de 2018
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Química - Processos Industriais de Engenharia Química
Pesquisador responsável:Adriano Rodrigues Azzoni
Beneficiário:Rafael da Gama Ferreira
Instituição-sede: Escola Politécnica (EP). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Bioprocessos   Enzimas   Biomassa   Bioetanol   Proteínas recombinantes   Escherichia coli

Resumo

A conversão da biomassa lignocelulósica em açúcares fermentescíveis através de hidrólise enzimática ainda constitui um passo de alto custo para a produção de etanol de segunda geração. Para superar esse inconveniente, além de aumentar a eficiência do complexo enzimático, é importante diminuir os custos de produção utilizando-se ferramentas de Engenharia Genética e de otimização de processos. Neste contexto, o desenvolvimento de sistemas de expressão heterólogos mais eficientes e que complementem sistemas convencionais (geralmente fungos filamentosos) representa um tema de interesse para a viabilização da produção do etanol celulósico. O projeto aqui apresentado tem como objetivo desenvolver e avaliar uma plataforma de produção de enzimas recombinantes utilizando Escherichia coli. Através do emprego de técnicas de Biologia Molecular, novas linhagens serão desenvolvidas de forma a não dependerem do uso de antibióticos no meio de cultura. O cultivo celular livre de antibióticos será feito utilizando-se uma linhagem de E. coli (SE1) que é capaz de manter a estabilidade plasmidial por meio de um sistema "antídoto-toxina". Utilizando-se as linhagens modificadas e capazes de expressar enzimas modelo (endo-1,4-beta-glicanase, endo-1,4-beta-xilanase, beta-xilosidase), serão obtidos parâmetros críticos de fermentação em biorreatores, como a taxa de crescimento celular e de biossíntese de produto (enzimas) em condições de cultivo com alta densidade celular. Esses parâmetros serão comparados aos de linhagens convencionais (BL21(DE3)), permitindo uma detalhada avaliação técnico-econômica e ambiental por meio do software de simulação SuperPro Designer®. Espera-se obter, dessa forma, além do desenvolvimento de novas linhagens de E. coli capazes de produzir enzimas sem o uso de antibióticos, uma avaliação criteriosa do impacto econômico e ambiental dessa nova tecnologia na produção de enzimas e proteínas recombinantes, gerando novos conhecimentos direcionados à viabilização do etanol de segunda geração no Brasil. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
FERREIRA, RAFAEL DA GAMA; AZZONI, ADRIANO RODRIGUES; FREITAS, SINDELIA. Techno-economic analysis of the industrial production of a low-cost enzyme using E. coli: the case of recombinant beta-glucosidase. BIOTECHNOLOGY FOR BIOFUELS, v. 11, MAR 29 2018. Citações Web of Science: 8.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
FERREIRA, Rafael da Gama. Desenvolvimento e avaliação in silico de uma plataforma de expressão baseada em E. coli para a produção de beta-glicosidase recombinante.. 2019. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Escola Politécnica São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.