Busca avançada
Ano de início
Entree

Interpretação de resultados de ensaio CPT considerando a influência da condição não saturada

Processo: 14/23767-8
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de janeiro de 2015
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2015
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Civil - Geotécnica
Pesquisador responsável:Heraldo Luiz Giacheti
Beneficiário:Renan Craveiro Bezerra
Instituição Sede: Faculdade de Engenharia (FE). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Bauru. Bauru , SP, Brasil
Assunto(s):Mecânica dos solos   Sondagem dos solos   Sucção   Solo não saturado   Ensaios de campo   Estudos experimentais
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Cpt | Ensaios de campo | Investigação do subsolo | Solos Não Saturados | Sucção | Variabilidade | Mecânica dos solos

Resumo

A realização deste projeto de pesquisa possibilitará avaliar as implicações da variabilidade de qc e fs, com base nas variações dos perfis de umidade avaliados a luz das informações constantes na curva de retenção de água no solo. Assim, pretende-se estudar a importância dessa curva de retenção e da determinação da umidade de campo na interpretação dos resultados dos ensaios de CPT (cone penetration test) bem como na estimativa dos parâmetros mecânicos de um perfil de solo não saturado. O local onde se pretende realizar esses estudos é o campo experimental da Unesp de Bauru, localizado atrás dos laboratórios do Departamento de Engenharia Civil, onde diversos trabalhos já foram realizados. O projeto proposto contribuirá para aumentar o conhecimento do aluno sobre o assunto e fazer com que ele se familiarize com os ensaios, já executados quando ele realizou a disciplina Mecânica dos Solos e quando fez sua primeira iniciação científica. Com isso, pretende-se estudar com detalhes aspectos do comportamento de solos não saturados para uma melhor estimativa de parâmetros dos solos e sua implicação nos projetos geotécnicos, em especial de fundações. Espera-se contribuir também com a evolução do conhecimento sobre o tema, uma vez que pouco tem sido feito até o momento para interpretação de ensaios de campo em perfis de solos não saturados.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DOS SANTOS, ROBERTO A.; ROCHA, BRENO P.; GIACHETI, HERALDO L.. DMT for Load-Settlement Curve Prediction in a Tropical Sandy Soil Compared to Plate Load Tests. GEOTECHNICAL TESTING JOURNAL, v. 43, n. 1, p. 113-131, . (11/09031-0, 15/17260-0, 14/23767-8)
GIACHETI, HERALDO LUIZ; BEZERRA, RENAN CRAVERA; ROCHA, BRENO PADOVEZI; RODRIGUES, ROGER AUGUSTO. Seasonal influence on cone penetration test: An unsaturated soil site example. JOURNAL OF ROCK MECHANICS AND GEOTECHNICAL ENGINEERING, v. 11, n. 2, p. 361-368, . (11/09031-0, 15/17260-0, 14/23767-8)
BRENO PADOVEZI ROCHA; HERALDO LUIZ GIACHETI. Site characterization of a tropical soil by in situ tests. DYNA-COLOMBIA, v. 85, n. 206, p. 211-219, . (15/17260-0, 14/23767-8, 11/09031-0)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.