Busca avançada
Ano de início
Entree

A meta-avaliação como instrumento para a qualificação da avaliação de políticas públicas de saúde

Processo: 14/22240-6
Linha de fomento:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Doutorado
Vigência (Início): 02 de janeiro de 2015
Vigência (Término): 06 de junho de 2015
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Saúde Coletiva - Saúde Pública
Pesquisador responsável:Oswaldo Yoshimi Tanaka
Beneficiário:Cristiane Andréa Locatelli de Almeida
Supervisor no Exterior: Eduardo J. Gómez
Instituição-sede: Faculdade de Saúde Pública (FSP). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Local de pesquisa: King's College London, Inglaterra  
Vinculado à bolsa:12/06204-4 - A meta-avaliação como instrumento para a qualificação da avaliação de políticas públicas de saúde, BP.DR
Assunto(s):Avaliação de programas de saúde

Resumo

O projeto de pesquisa objetiva a realização de uma análise crítica de um processo de avaliação de programas na área da saúde, realizado a partir de uma metodologia participativo-emancipatória, visando contribuir com o desenvolvimento de metodologias de avaliação nesta área. Para o alcance dos objetivos da pesquisa, foi conduzida uma avaliação de resultados da "Atenção aos usuários portadores de cálculos biliares" com gestores de oito municípios de uma Região de Atenção à Saúde do interior SP. O processo se deu em base construtivista, considerando a aprendizagem dos atores-chave das regiões de saúde escolhidas. O material empírico coletado será analisado com base na teorização sobre a análise de práticas discursivas de MJ Spink; com base em parâmetros internacionais de meta-avaliação - avaliação de qualidade de avaliações, em especial aqueles organizados pela United Kingdom Evaluation Society - UKES e pelo Joint Commitee on Standards for Educational Evaluation (JCSEE); além do referencial teórico construído durante o percurso de desenvolvimento do projeto, no Brasil e no Reino Unido. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
CRISTIANE ANDREA LOCATELLI DE ALMEIDA; OSWALDO YOSHIMI TANAKA. Meta-avaliação de uma avaliação participativa desenvolvida por gestores municipais de saúde com foco no padrão "Utilidade". Cadernos de Saúde Pública, v. 33, n. 2 2017.
LOCATELLI DE ALMEIDA, CRISTIANE ANDREA; TANAKA, OSWALDO YOSHIMI. Meta-evaluation of a participatory process in the strengthening of municipal management. Revista de Saúde Pública, v. 51, 2017. Citações Web of Science: 0.
LOCATELLI DE ALMEIDA, CRISTIANE ANDREA; TANAKA, OSWALDO YOSHIMI. Evaluation in health: participatory methodology and involvement of municipal managers. Revista de Saúde Pública, v. 50, 2016. Citações Web of Science: 4.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.