Busca avançada
Ano de início
Entree

Análise comparativa entre a população brasileira e escocesa para estimativa de sexo, ancestralidade e idade: um estudo de antropologia forense

Processo: 14/23727-6
Linha de fomento:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Doutorado Direto
Vigência (Início): 22 de fevereiro de 2015
Vigência (Término): 29 de junho de 2015
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Odontologia
Pesquisador responsável:Maria Gabriela Haye Biazevic
Beneficiário:Thais Torralbo Lopez Capp
Supervisor no Exterior: Christopher Rynn
Instituição-sede: Faculdade de Odontologia (FO). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Local de pesquisa : University of Dundee, Escócia  
Vinculado à bolsa:14/13340-7 - Análise comparativa entre a variabilidade métrica dos parâmetros de Antropologia Forense para estimativa do sexo, idade e ancestralidade de duas populações: escocesa e brasileira, BP.DD
Assunto(s):Odontologia legal   Antropologia forense   Grupos étnicos   Determinação da idade pelo esqueleto   Determinação do sexo pelo esqueleto

Resumo

Antropologia forense é a aplicação da ciência da antropologia física e osteologia humana em casos criminais onde os restos da vítima estão em fase avançada de decomposição. A determinação das características físicas de um indivíduo pode ser estabelecida através de dois métodos: o método morfológico ou qualitativo e o métrico. No contexto atual, o método morfológico ou qualitativo está bastante sedimentado na literatura, porém apresenta algumas desvantagens devido à subjetividade a que este método está sujeito. Além disso, existe uma carência de trabalhos científicos que englobam a quantificação dessas medidas. Na análise métrica, o estudo dos processos migratórios é de suma importância para compreender a variabilidade métrica existente entre as populações. Devido ao grande fluxo migratório descrito no histórico do Brasil, a população brasileira possui características físicas muito heterogêneas quando comparadas com a população escocesa, uma vez que a imigração mais significativa foi proveniente de outras regiões do Reino Unido. O presente estudo tem como objetivo comparar as variações craniométricas de duas populações (brasileira e escocesa), e avaliar a confiabilidade do método para estimativa do sexo, idade e ancestralidade nas duas populações, com finalidade forense. A amostra total será composta por 200 crânios com mandíbulas, sendo que a amostra brasileira será constituída por 100 crânios completos provenientes do acervo do Instituto de Estudo e Pesquisas Forenses de Guarulhos e a amostra escocesa contará com 100 crânios incluindo as mandíbulas oriundos do acervo do "Centre for Anatomy & Human Identification" da Universidade de Dundee, ambas são amostras documentadas. As análises antropométricas serão realizadas através dos estabilizadores de crânio e mandíbula. Os estabilizadores possuem depósito de patente na Universidade de São Paulo); Para testar a validade destas mensurações, todos os crânios e as mandíbulas serão tomografadas e analisados no software VGStudio. Após análise craniométrica realizaremos uma análise qualitativa dos crânios e mandíbulas, para efeito de comparação dos dois métodos qualitativo e quantitativo. Espera-se que possamos, assim, padronizar melhor as medidas realizadas em crânios e mandíbulas, tornando-as quantitativas e passíveis de reprodução pelos serviços de identificação humana, oferecendo mais parâmetros para a estimativa do sexo, idade e ancestralidade. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
KRAMER, NITIELY ARRAIS; LOPEZ-CAPP, THAIS TORRALBO; MICHEL-CROSATO, EDGARD; HAYE BIAZEVIC, MARIA GABRIELA. Sex estimation from the mastoid process using Micro-CT among Brazilians: Discriminant analysis and ROC curve analysis. JOURNAL OF FORENSIC RADIOLOGY AND IMAGING, v. 14, p. 1-7, SEP 2018. Citações Web of Science: 0.
LOPEZ-CAPP, THAIS TORRALBO; RYNN, CHRISTOPHER; WILKINSON, CAROLINE; SAAVEDRA DE PAIVA, LUIZ AIRTON; MICHEL-CROSATO, EDGARD; HAYE BIAZEVIC, MARIA GABRIELA. Discriminant analysis of mandibular measurements for the estimation of sex in a modern Brazilian sample. INTERNATIONAL JOURNAL OF LEGAL MEDICINE, v. 132, n. 3, p. 843-851, MAY 2018. Citações Web of Science: 2.
THAIS TORRALBO LOPEZ-CAPP; CHRISTOPHER RYNN; CAROLINE WILKINSON; LUIZ AIRTON SAAVEDRA DE PAIVA; EDGARD MICHEL-CROSATO; MARIA GABRIELA HAYE BIAZEVIC. Sexing the Cranium from the Foramen Magnum Using Discriminant Analysis in a Brazilian Sample. Brazilian Dental Journal, v. 29, n. 6, p. -, Dez. 2018.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.