Busca avançada
Ano de início
Entree

Análises histológica e ultraestrutural da cutícula de diferentes estágios de desenvolvimento de Diaphorina citri (Kuwayama), Hypothenemus hampei e Helicoverpa armigera expostos a formulações de Isaria fumosorosea

Processo: 14/19240-4
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de fevereiro de 2015
Vigência (Término): 31 de janeiro de 2018
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Agronomia - Fitossanidade
Pesquisador responsável:Maria Izabel Souza Camargo
Beneficiário:André Arnosti
Instituição-sede: Instituto de Biociências (IB). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Rio Claro. Rio Claro , SP, Brasil
Assunto(s):Helicoverpa armigera   Adjuvantes   Controle biológico   Diaphorina citri

Resumo

Os insetos Diaphorina citri, Hypothenemus hampei e Helicoverpa armigera, são considerados pragas de grande importância econômica no cenário da agricultura brasileira, uma vez que D. citri é vetor do "Greening", doença responsável por grandes perdas na citricultura nacional. Na cafeicultura de H. hampei provocam prejuízos consideráveis nos grãos de café, afetando sua qualidade e consequentemente a comercialização mundial deste produto. Não menos importante é a recente chegada da H. armigera que tem afetado principalmente campos produtivos de soja e de algodão em todo o país. Atualmente a principal forma de controle dessas pragas é por meio da utilização de produtos químicos sintéticos, ação essa que tem sido questionada, quanto a sustentabilidade a longo prazo. Uma alternativa para um controle sustentável seria a utilização do controle biológico, sendo que o uso de fungos entomopatogênicos já vem sendo demonstrado resultados promissores, principalmente quando associados a adjuvantes e espalhantes adesivos que por suas características, podem otimizar o efeito dos fungos nesse tipo de controle. A cutícula dos insetos em geral é a principal barreira de defesa contra os fungos, o que torna importante a elucidação de sua estrutura morfológica para que o processo de infecção nos insetos, seja bem sucedido e eficiente na eliminação dos mesmos. Na presente proposta de pesquisa essa temática será desenvolvida fazendo uso de ferramentas morfológicas tais como a histologia e a ultraestrutura no estudo da cutícula desses insetos pragas os quais nos seus diversos estágios de vida serão analisados depois de aplicados com formulações do fungo I. fumosorosea, associadas aos adjuvantes Tween 80 USP; KBRAdj e Silwet L-77 nos períodos de 24h,48h e 72h após exposição.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
ARNOSTI, ANDRE; DELALIBERA JUNIOR, ITALO; CONCESCHI, MARCOS ROBERTO; D'ALESSANDRO, CELESTE PAOLA; TRAVAGLINI, RAPHAEL VACCHI; CAMARGO-MATHIAS, MARIA IZABEL. Interactions of adjuvants on adhesion and germination of Isaria fumosorosea on adults of Diaphorina citri. Scientia Agricola, v. 76, n. 6, p. 487-493, NOV-DEC 2019. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.