Busca avançada
Ano de início
Entree

Anatomia floral de Saxofridericia aculeata (Rapateaceae - Poales)

Processo: 14/22991-1
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de janeiro de 2015
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2015
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Botânica - Morfologia Vegetal
Pesquisador responsável:Aline Oriani
Beneficiário:Renata Callegari Ferrari
Instituição-sede: Instituto de Biociências (IB). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Rio Claro. Rio Claro , SP, Brasil
Assunto(s):Poales   Anatomia vegetal

Resumo

Rapateaceae é neotropical e ocorre quase exclusivamente na América do Sul. Análises filogenéticas da família têm indicado grupos parafiléticos em nível supragenérico e, com isso, mudanças taxonômicas foram realizadas. Uma dessas mudanças refere-se à tribo Saxofridericieae, que passou a incluir apenas o gênero Saxofridericia para se tornar monofilética. O demais gêneros antes agrupados nesta tribo passaram a constituir uma nova tribo, Stegolepideae. Considerando que estudos recentes de anatomia floral com representantes da família têm dado apoio às mudanças taxonômicas, este projeto tem como objetivo estudar a anatomia floral de Saxofridericia aculeata em uma abordagem comparativa. Como as flores de Rapateaceae apresentam tricomas secretores, também será analisada a natureza química dos compostos secretados por esses tricomas. Para tanto, serão confeccionadas lâminas permanentes com secções transversais e longitudinais de flores em diferentes estágios de desenvolvimento, seguindo-se técnicas usuais em anatomia vegetal para análise sob microscopia de luz. Os tricomas secretores também serão analisados sob microscopia eletrônica de varredura e submetidos a testes histoquímicos. Os resultados serão documentados com fotomicrografias obtidas com capturador de imagens. Assim, espera-se levantar caracteres diagnósticos para a tribo, corroborando sua atual circunscrição e contribuindo com a taxonomia da família.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
FERRARI, RENATA C.; ORIANI, ALINE. Floral anatomy and development of Saxofridericia aculeata (Rapateaceae) and its taxonomic and phylogenetic significance. PLANT SYSTEMATICS AND EVOLUTION, v. 303, n. 2, p. 187-201, FEB 2017. Citações Web of Science: 1.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.