Busca avançada
Ano de início
Entree

Filogenia de Schinus l. (Anacardiaceae)

Processo: 14/18490-7
Linha de fomento:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Doutorado
Vigência (Início): 05 de maio de 2015
Vigência (Término): 04 de maio de 2016
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Botânica - Taxonomia Vegetal
Pesquisador responsável:José Rubens Pirani
Beneficiário:Cíntia Luíza da Silva Luz
Supervisor no Exterior: Gregory M. Plunkett
Instituição-sede: Instituto de Biociências (IB). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Local de pesquisa : New York Botanical Garden (NYBG), Estados Unidos  
Vinculado à bolsa:13/04345-2 - Sistemática e biogeografia de Schinus L. (Anacardiaceae), BP.DR
Assunto(s):Anacardiaceae

Resumo

Schinus compreende aproximadamente 33 espécies, restritas à região sul da América do Sul. Suas espécies estão distribuídas em dois subgêneros caracterizados por uma combinação de caracteres nem sempre consistentes, e a delimitação de espécies de Schinus subg. Duvaua sect. Euduvaua ainda permanece controversa. A revisão taxonômica mais recente foi publicada em 1957, contudo, é evidente que ainda existem problemas de delimitação de espécies que requerem novos estudos taxonômicos. Estudos sistemáticos filogenéticos em Anacardiaceae ainda são escassos nas regiões Neotropical e Austral da América do Sul. Dessa maneira, um estudo filogenético de Schinus usando dados morfológicos e moleculares poderão auxiliar no entendimento das relações filogenéticas e taxonômicas entre as espécies de Schinus. O objetivo desse projeto é reconstruir a filogenia de Schinus baseada em caracteres morfológicos e moleculares e, posteriormente, empregar os resultados na proposição de uma classificação infragenérica. Além disso, as hipóteses filogenéticas de Schinus possibilitarão investigar a história biogeográfica do gênero. Para isto, serão amostrados 47 táxons de Schinus e espécies de cinco gêneros mais proximamente relacionados à Schinus que serão utilizadas como o grupo-externo. A filogenia de Schinus será estimada por meio de análises de máxima parcimônia e inferência Bayesiana utilizando sequências nucleares e plastidiais. O manuscrito resultante deste projeto irá compor o capítulo da tese de doutorado intitulada "Sistemática e biogeografia de Schinus L. (Anacardiaceae)." (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DA SILVA-LUZ, CINTIA LUIZA; PIRANI, JOSE RUBENS; MITCHELL, JOHN DANIEL; DALY, DOUGLAS; CAPELLI, NATALIE DO VALLE; DEMARCO, DIEGO; PELL, SUSAN K.; PLUNKETT, GREGORY M. Phylogeny of Schinus L. (Anacardiaceae) with a new infrageneric classification and insights into evolution of spinescence and floral traits. Molecular Phylogenetics and Evolution, v. 133, p. 302-351, APR 2019. Citações Web of Science: 1.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.