Busca avançada
Ano de início
Entree

Efeitos de Lactobacillus spp. isolados da cavidade bucal de indivíduos livres de cáries sobre Streptococcus mutans: estudo da ação probiótica

Processo: 14/11841-9
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de janeiro de 2015
Vigência (Término): 30 de abril de 2016
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Odontologia
Convênio/Acordo: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
Pesquisador responsável:Juliana Campos Junqueira
Beneficiário:Marisol dos Santos Velloso
Instituição-sede: Instituto de Ciência e Tecnologia (ICT). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de São José dos Campos. São José dos Campos , SP, Brasil
Assunto(s):Microbiologia oral   Lactobacillus   Boca   Streptococcus mutans   Placa bacteriana

Resumo

A ideia de usar micro-organismos da microbiota residente para inibir o desenvolvimento de bactérias patogênicas foi proposta há mais de um século e hoje auxilia no desenvolvimento de novas estratégias terapêuticas para as infecções. Estudos prévios demonstraram que cepas probióticas de Lactobacillus podem inibir Streptococcus mutans, entretanto os efeitos de Lactobacillus sobre a formação do biofilme e desenvolvimento de cárie precisam ser investigados. O objetivo deste estudo será avaliar o efeito de cepas do gênero Lactobacillus isoladas de indivíduos livres de cárie sobre S. mutans utilizando modelos de estudo in vitro e in vivo. No estudo in vitro, 30 cepas de Lactobacillus isoladas da cavidade bucal de indivíduos livres de cáries serão avaliadas quanto à atividade antibacteriana contra S. mutans em crescimento planctônico. A seguir, 10 cepas que apresentarem maior atividade antibacteriana serão selecionadas para o estudo dos efeitos antimicrobianos sobre biofilmes de S. mutans formados em discos de hidroxiapatita. Em todos esses testes, além dos efeitos das cepas de Lactobacillus sobre S. mutans, serão avaliados também os efeitos do filtrado da cultura de Lactobacillus sobre S. mutans, verificando os efeitos inibitórios relacionados ao ambiente ácido e substâncias antimicrobianas secretadas por Lactobacillus. Para estudo in vivo, será selecionada uma cepa de Lactobacillus com maior efeito inibitório sobre biofilme de S. mutans, para avaliar seus efeitos no desenvolvimento de cárie experimental em ratos. Após a infecção por S. mutans e Lactobacillus na cavidade bucal de ratos, serão realizadas coletas de amostras do biofilme dentário para contagem de UFC/mL e análises da maxila e mandíbula em estereomicroscópio para quantificação de lesões de cárie oclusal e de superfície lisa. Os resultados serão submetidos a uma análise exploratória para a seleção do teste estatístico mais adequado para cada experimento desse estudo. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
ROSSONI, RODNEI DENNIS; VELLOSO, MARISOL DOS SANTOS; DE BARROS, PATRICIA PIMENTEL; DE ALVARENGA, JANAINA ARAUJO; DOS SANTOS, JESSICA DIANE; CHIPOLETTI DOS SANTOS PRADO, ANA CAROLINA; RIBEIRO, FELIPE DE CAMARGO; ANBINDER, ANA LIA; JUNQUEIRA, JULIANA CAMPOS. Inhibitory effect of probiotic Lactobacillus supernatants from the oral cavity on Streptococcus mutans biofilms. Microbial Pathogenesis, v. 123, p. 361-367, OCT 2018. Citações Web of Science: 3.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
VELLOSO, Marisol dos Santos. Efeitos de Lactobacillus spp. isolados da cavidade bucal de indivíduos livres de cárie sobre Streptococcus mutans : estudo do potencial probiótico. 2016. 61 f. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista "Julio de Mesquita Filho" Instituto de Ciência e Tecnologia (Campus de São José dos Campos)..

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.