Busca avançada
Ano de início
Entree

Inovação no ensino/aprendizagem de engenharia através do método Peer Instruction

Processo: 14/23035-7
Linha de fomento:Bolsas no Exterior - Pesquisa
Vigência (Início): 15 de dezembro de 2014
Vigência (Término): 14 de março de 2015
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Ensino-aprendizagem
Pesquisador responsável:Messias Borges Silva
Beneficiário:Messias Borges Silva
Anfitrião: Eric Mazur
Instituição-sede: Escola de Engenharia de Lorena (EEL). Universidade de São Paulo (USP). Lorena , SP, Brasil
Local de pesquisa : Harvard University, Cambridge, Estados Unidos  
Assunto(s):Engenharia   Modelos de aprendizagem   Métodos de ensino

Resumo

Este projeto de pesquisa relacionado com metodologias ativas de ensino e aprendizagem tem como propósito aprofundar o conhecimento em temas de investigação sobre a Aprendizagem Ativa na formação de engenheiros, a partir da utilização do método Peer Instruction (Aprendizagem pelos Pares ou Aprendizagem pelos Colegas). O envolvimento dos estudantes dos vários cursos da Escola de Engenharia de Lorena da Universidade de São Paulo (EEL/USP) será promissor para que as novas demandas de formação de engenheiros com um perfil voltado a Concepção, Desenvolvimento, Implementação e Operação de sistemas, processos e empresas (CDIO), seja atendida. Durante a realização do estágio de pesquisa no exterior será desenvolvido um projeto comum entre o grupo de pesquisa do Prof. Dr. Messias Borges Silva da EEL/USP e o grupo de pesquisa do Prof. Dr. Eric Mazur, da Escola de Engenharia e Ciências Aplicadas da Universidade de Harvard. Esta parceria tem o intuito de alcançar resultados que contribuam para o aprimoramento da formação de engenheiros no Brasil e consequentemente a melhora do desempenho do profissional no mercado de trabalho. É neste contexto que se insere o projeto de estágio de pesquisa apresentado, visando consolidar os trabalhos desenvolvidos pelo Prof. Dr. Messias Borges Silva, que já vem incentivando e preparando professores de cursos de engenharia, e de outras áreas, para a utilização de metodologias ativas de aprendizagem. Estas novas metodologias têm fomentado o intercâmbio de ideias e a difusão de propostas de investigação e publicações conjuntas a partir da cooperação nas áreas envolvidas. Entre os principais resultados esperados desse projeto, apontamos o interesse em participar e contribuir com as pesquisas sobre inovação no Ensino de Engenharia no Brasil. (AU)