Bolsa 14/18911-2 - Palaemonidae, Alimentação animal - BV FAPESP
Busca avançada
Ano de início
Entree

O efeito de diferentes dietas sobre o balanço energético de machos do camarão da Amazônia, Macrobrachium amazonicum (Crustacea, Decapoda)

Processo: 14/18911-2
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de janeiro de 2015
Data de Término da vigência: 30 de junho de 2016
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Fisiologia
Pesquisador responsável:Alessandra da Silva Augusto
Beneficiário:Paulo Victor Leme Mantoan
Instituição Sede: Instituto de Biociências (IB-CLP). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus Experimental do Litoral Paulista. São Vicente , SP, Brasil
Assunto(s):Palaemonidae   Alimentação animal   Dieta animal   Metabolismo animal   Balanço de energia   Aquicultura
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Aquicultura | Fisiologia Aplicada | Fisiologia aplicada á Aquicultura

Resumo

O camarão de água doce Macrobrachium amazonicum é uma das espécies com maior potencial para aquicultura no Brasil. Desde 2001 pesquisadores de várias regiões do Brasil vêm desenvolvendo tecnologia para sua criação comercial. Atualmente, o conhecimento sobre sua alimentação e fisiologia constitui um dos maiores gargalos a ser solucionado. Nesse sentido, objetiva-se estudar aqui o efeito de três diferentes dietas contendo 32%, 35% e 38% de proteína bruta sobre o balanço energético de machos adultos de M. amazonicum. Dentro da aquicultura, o entendimento a respeito do balanço energético das espécies é importante, pois se pode compreender como a energia ingerida na forma de alimento é distribuída entre as várias funções do animal. Os animais serão mantidos durante 30 dias em aquários equipados com termostato, aeração e biofiltros. O balanço energético será avaliado pela quantificação da energia ingerida e canalizada para o metabolismo, excreção, fezes, crescimento e exúvia. Todos os dados serão convertidos em energia. O conteúdo energético e umidade também serão avaliados na dieta e fezes. Os resultados ajudarão a compreender a influência da dieta sobre os processos fisiológicos que envolvem a utilização de energia por M. amazonicum, esclarecendo e dando subsídios para o seu cultivo. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MANTOAN, PAULO; BALLESTER, EDUARDO; RAMAGLIA, ANDRESSA CRISTINA; AUGUSTO, ALESSANDRA. Diet containing 35% crude protein improves energy balance, growth, and feed conversion in the Amazon river prawn, Macrobrachium amazonicum. AQUACULTURE REPORTS, v. 21, . (14/18911-2, 14/16983-6)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.