Busca avançada
Ano de início
Entree

Nanopartículas magnéticas baseadas em óxidos de ferro: síntese, caracterização e estabilização para desenvolvimento de refrigeradores magnéticos

Processo: 14/20228-9
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de janeiro de 2015
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2015
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Química - Química Inorgânica
Pesquisador responsável:Paula Silvia Haddad Ferreira
Beneficiário:Guilherme Ferreira Lemos Pereira
Instituição-sede: Instituto de Ciências Ambientais, Químicas e Farmacêuticas (ICAQF). Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Campus Diadema. Diadema , SP, Brasil
Assunto(s):Ferrofluidos   Síntese   Superparamagnetismo

Resumo

Nanopartículas apresentam propriedades físicas e químicas que diferem tanto de seus materiais massivos quanto de espécies atômicas ou moleculares das quais são derivadas. Efeitos quânticos de tamanho, dependência entre estrutura eletrônica e tamanho das nanopartículas, efeitos de superfície, alto valor da relação entre área superficial e volume são algumas características do comportamento diferenciado de sistemas nanoparticulados. Dentro deste conceito o presente projeto tem como motivação a síntese, caracterização e estudo da estabilidade coloidal de nanopartículas de óxido de ferro do tipo Fe3O4. Para este fim são propostas duas rotas sintéticas: A primeira, através da coprecipitação de sais de Fe e, a segunda através do método da termodecomposição de compostos organometálicos como o [Fe(Acac)3] com alto controle de tamanho, morfologia e composição. O controle destas características permitirá o ajuste de suas propriedades magnéticas, tais como magnetização de saturação e superparamagnetismo. Ainda, a partir da substituição gradual de ligantes hidrofóbicos, como o ácido oleico, presentes na superfície das nanopartículas, por moléculas hidrofílicas, como ácido dimercaptosuccinico (DMSA) e mercaptosuccínico (MSA), pretende-se estudar o balanço hidrofílico/hidrofóbico de sua superfície de tal forma a otimizar as características estruturais, morfológicas e a estabilidade coloidal destes sistemas para potencial aplicação como refrigeradores magnéticos.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
LEMOS PEREIRA, GUILHERME FERREIRA; COSTA, FANNY NASCIMENTO; SOUZA, JOSE ANTONIO; HADDAD, PAULA SILVIA; FERREIRA, FABIO FURLAN. Parametric Rietveld refinement and magnetic characterization of superparamagnetic iron oxide nanoparticles. Journal of Magnetism and Magnetic Materials, v. 456, p. 108-117, JUN 15 2018. Citações Web of Science: 2.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.