Busca avançada
Ano de início
Entree

Eficiência de utilização de nitrogênio (15NH4)2SO4 no consórcio triplo de milho/capim-marandu/feijão-guandu e efeito residual na pastagem de aveia-preta no sistema de integração lavoura-pecuária

Processo: 14/21772-4
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de fevereiro de 2015
Vigência (Término): 31 de janeiro de 2018
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Agronomia - Fitotecnia
Convênio/Acordo: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
Pesquisador responsável:Carlos Alexandre Costa Crusciol
Beneficiário:Nídia Raquel Costa
Instituição-sede: Faculdade de Ciências Agronômicas (FCA). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Botucatu. Botucatu , SP, Brasil
Assunto(s):Sistemas de produção integrados   Agrossilvicultura   Zea mays   Adubação   Plantio direto   Nitrogênio

Resumo

A presente pesquisa será composta de dois experimentos sequenciais conduzidos no município de Botucatu-SP. O delineamento experimental do primeiro experimento será o de blocos casualizados, com 24 repetições, sendo duas modalidades de cultivo da cultura do milho para ensilagem: em consórcio com capim-marandu {Urochloa brizantha (Hochst. ex A. Rich.) R. D. Webster cv. Marandu [syn. Brachiaria brizantha (Hochst. ex A. Rich.) Stapf cv. Marandu]} e em consórcio com capim-marandu e feijão-guandú cv. BRS Mandarim (Cajanus cajan), colhidos a 0,45 m em relação à superfície do solo, no estádio de ¼ de grão leitoso (grãos com 35% de umidade). O delineamento experimental do segundo experimento será em esquema de parcelas subdivididas. Os tratamentos do primeiro experimento constituirão as parcelas e a sobressemeadura de aveia-preta cv. EMBRAPA 29 (Garoa) (Avena strigosa) a lanço ou em linha após a colheita para ensilagem constituirão as subparcelas. O objetivo da pesquisa será avaliar a dinâmica e eficiência de utilização do N-fertilizante no sistema solo-planta em sistema de ILP com o consórcio triplo de milho/capim-marandu/feijão-guandú para ensilagem, e efeito na pastagem de aveia-preta sobressemeada após a colheita do consórcio e pastejada por cordeiros semi-confinados no inverno/primavera. A adubação nitrogenada com 15N, será realizada na cultura do milho por ocasião da adubação nitrogenada em cobertura, aplicando-se 180 kg ha-1 de N, utilizando-se como fonte o sulfato de amônio enriquecido (15NH4)2SO4 tendo abundância isotópica de 3% em átomos de 15N. Para tanto, será avaliado a eficiência de aproveitamento do N nas culturas implantadas no sistema, determinando-se a porcentagem de nitrogênio nas plantas proveniente do fertilizante (NPPF) e a quantidade de nitrogênio nas plantas proveniente do fertilizante (QNPPF) durante a condução do experimento. A porcentagem de 15N-fertilizante que permanece no solo também será determinado através da avaliação do N total nas camadas de 0,0-0,20 e 0,20-0,40 m de profundidade. Será avaliado também o estado nutricional e as frações das plantas de milho, a produtividade de forragem para ensilagem, a massa seca e o teor de macronutrientes nos colmos de milho remanescentes na área; bem como, o efeito da sobressemeadura de aveia-preta sobre: a produtividade de massa seca da pastagem; o teor de macronutrientes na palhada das forrageiras; a decomposição dessa palhada após a dessecação na primavera; as alterações dos atributos químicos e físicos do solo e acúmulo de carbono no solo. Os dados serão submetidos à análise de variância pelo teste F (p d 0,05). A decomposição da palhada será ajustada por análise de regressão e os demais resultados comparados pelo teste t LSD (p d 0,05). (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
COSTA, NIDIA R.; CRUSCIOL, CARLOS A. C.; TRIVELIN, PAULO C. O.; PARIZ, CRISTIANO M.; COSTA, CINIRO; CASTILHOS, ANDRE M.; SOUZA, DANIEL M.; BOSSOLANI, JOAO W.; ANDREOTTI, MARCELO; MEIRELLES, PAULO R. L.; MORETTI, LUIZ G.; MARIANO, EDUARDO. Recovery of N-15 fertilizer in intercropped maize, grass and legume and residual effect in black oat under tropical conditions. AGRICULTURE ECOSYSTEMS & ENVIRONMENT, v. 310, APR 15 2021. Citações Web of Science: 0.
PARIZ, CRISTIANO MAGALHAES; COSTA, NIDIA RAQUEL; COSTA, CINIRO; COSTA CRUSCIOL, CARLOS ALEXANDRE; DE CASTILHOS, ANDRE MICHEL; DE LIMA MEIRELLES, PAULO ROBERTO; CALONEGO, JULIANO CARLOS; ANDREOTTI, MARCELO; DE SOUZA, DANIEL MARTINS; CRUZ, IGOR VILELA; LONGHINI, VANESSA ZIRONDI; PROTES, VERENA MICHELETTI; WOBETO SARTO, JAQUELINE ROCHA; SABIAO DE TOLEDO PIZA, MARINA LAIS; DE PAULA MELO, VERONICA FREITAS; SEREIA, RODRIGO CESAR; FACHIOLLI, DANIELE FLORIANO; DE ALMEIDA, FABIANA ALVES; MORETTI DE SOUZA, LUIZ GUSTAVO; FRANZLUEBBERS, ALAN JOSEPH. An Innovative Corn to Silage-Grass-Legume Intercropping System With Oversown Black Oat and Soybean to Silage in Succession for the Improvement of Nutrient Cycling. FRONTIERS IN SUSTAINABLE FOOD SYSTEMS, v. 4, NOV 24 2020. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.