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Os eleitores votam por educação? Evidência das eleições municipais brasileiras

Processo: 14/20307-6
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de janeiro de 2015
Vigência (Término): 31 de maio de 2016
Área do conhecimento:Ciências Sociais Aplicadas - Economia - Economia dos Recursos Humanos
Convênio/Acordo: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
Pesquisador responsável:Fernanda Gonçalves de La Fuente Estevan
Beneficiário:Matheus de Mello de Assunção
Instituição-sede: Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):15/16095-6 - Os eleitores votam por educação? Evidência das eleições municipais brasileiras, BE.EP.MS
Assunto(s):Votação   Eleitorado   Educação escolar básica   Eleições (processo político)   Brasil

Resumo

A Educação básica é largamente citada na literatura em economia como fator essencial para o desenvolvimento de um país. Além disso, pelas externalidades que gera, é tida como serviço cuja oferta social ótima exige financiamento ou provisão pública. No Brasil, assim como em outros países, é constitucionalmente estabelecida como de responsabilidade de estados e municípios. A demanda dos eleitores por educação, entretanto, é pouco conhecida. Este trabalho procura preencher essa lacuna estimando o impacto de uma variação nos gastos municipais com educação básica nas chances de reeleição de um prefeito. Para isso, usa como variação exógena a implantação das transferências federais do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (FUNDEF) e do O Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (FUNDEB) em 1998 e 2007, respectivamente. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
ASSUNÇÃO, Matheus de Mello de. As pessoas votam em educação? evidência das eleições municipais brasileiras. 2016. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade São Paulo.

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