Busca avançada
Ano de início
Entree

Caracterização da fonte de sismicidade induzida em bebedouro, Brasil, e de terremotos profundos na América do Sul

Processo: 14/26330-0
Linha de fomento:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 09 de março de 2015
Vigência (Término): 08 de agosto de 2015
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Geociências - Geofísica
Pesquisador responsável:Marcelo Sousa de Assumpção
Beneficiário:Hans Alex Agurto Detzel
Supervisor no Exterior: German A. Prieto
Instituição-sede: Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Local de pesquisa: Massachusetts Institute of Technology (MIT), Estados Unidos  
Vinculado à bolsa:14/09455-3 - Sismos induzidos em Bebedouro, SE Brasil: sismicidade, estrutura de velocidade e mecanismos focais, BP.PD
Assunto(s):Sismologia

Resumo

A nossa proposta BEPE considera una visita de pós-doutorado ao Massachusetts Institute of Technology (MIT) por um período de cinco meses divididos em duas fases. Numa primeira fase procederemos ao cálculo de parâmetros de fonte de uma seleção de terremotos da sequência de eventos induzidos de Bebedouro. A segunda etapa consiste em re-localizar e caracterizar a fonte de terremotos profundos da América do Sul.Uma questão chave relativamente a eventos induzidos é como se comparam com eventos naturais em termos de stress-drop e escala de magnitude. Neste projeto queremos explorar este assunto através do cálculo de parâmetros de fonte como stress-drop e magnitude de momento para os eventos de Bebedouro, e comparar os nossos resultados com estudos similares publicados anteriormente para outras regiões do mundo.O nosso segundo objetivo é usar dados de estações regionais e telesísmicas para analisar a distribuição espaço-temporal de eventos profundos (profundidade ~600 km) na América do Sul e caracterizar a sua fonte sísmica de forma a melhorar o entendimento dos processos físicos envolvidos em sismicidade profunda.Tanto sismicidade induzida como terremotos profundos são hoje temas controversos na área da geofísica. O esclarecimento das propriedades de fonte de tais eventos é fundamental para ajudar a elucidar questões ainda em aberto sobre os mecanismos envolvidos neste tipo de rupturas. A disponibilidade dos conjuntos de dados de Bebedouro e da Rede Sismográfica Brasileira (RSBR) constituí uma oportunidade valiosa para promover estas linhas de pesquisa. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
AGURTO-DETZEL, HANS; BIANCHI, MARCELO; PRIETO, GERMAN A.; ASSUMPCAO, MARCELO. Earthquake source properties of a shallow induced seismic sequence in SE Brazil. JOURNAL OF GEOPHYSICAL RESEARCH-SOLID EARTH, v. 122, n. 4, p. 2784-2797, APR 2017. Citações Web of Science: 2.
POLI, P.; PRIETO, G. A.; YU, C. Q.; FLOREZ, M.; AGURTO-DETZEL, H.; MIKESELL, T. D.; CHEN, G.; DIONICIO, V.; PEDRAZA, P. Complex rupture of the M6.3 2015 March 10 Bucaramanga earthquake: evidence of strong weakening process. Geophysical Journal International, v. 205, n. 2, p. 988-994, MAY 1 2016. Citações Web of Science: 7.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.