Busca avançada
Ano de início
Entree

Estimação de forças de interação pneu-solo em condições todo-terreno

Processo: 14/27240-4
Linha de fomento:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Doutorado
Vigência (Início): 15 de março de 2015
Vigência (Término): 14 de setembro de 2015
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Elétrica
Pesquisador responsável:Paulo Augusto Valente Ferreira
Beneficiário:Rafael de Angelis Cordeiro
Supervisor no Exterior: Alessandro Correa Victorino
Instituição-sede: Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação (FEEC). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Local de pesquisa : Université de Technologie de Compiègne (UTC), França  
Vinculado à bolsa:14/06610-8 - Controle de trajetória de um veículo robótico de quatro rodas em condições adversas de terreno, BP.DR
Assunto(s):Estimação não linear   Veículos autônomos   Robótica

Resumo

Este documento apresenta a proposta de um estágio no exterior, com duração de seis meses, para o Sr. Rafael Cordeiro, aluno da FEEC/UNICAMP, conforme previsto em seu plano de doutorado (Processo FAPESP 2014/06610-8). O objetivo deste estágio é desenvolver controladores de trajetória para veículos terrestres todo-terreno baseado em estimadores de forças de interação pneu-solo. O estágio será realizado no Laboratoire Heuristique et Diagnostic des Systèmes Complexes (HEUDIASYC) da França. O HEUDIASYC é um laboratório com enfoque na segurança e na mobilidade dos sistemas de transporte, apresentando diversos trabalhos na área de veículos autônomos e contando com variadas plataformas experimentais. Um de seus membros, o Prof. Dr. Alessandro Victorino, tutor do aluno neste estágio, vem trabalhando com afinco na temática de observadores de forças de interação pneu-solo: orientação de duas teses de doutorado, publicação de um livro e diversos artigos em periódicos e congressos. Este estágio será coordenado diretamente pelos orientadores do aluno: Profs. Drs. Paulo A. V. Ferreira e Ely C. de Paiva, da UNICAMP, e Prof. Dr. José Raul Azinheira, do Instituto Superior Técnico, Portugal. Os orientadores e o tutor do estágio têm um longo histórico de cooperações e podem contribuir substancialmente com a pesquisa. Sendo assim, com esta proposta nós requisitamos um estágio de seis meses no HEUDIASYC (França) sob a tutela do Prof. Dr. Alessandro Victorino para desenvolver estimadores de forças de interação pneu-solo em condições todo-terreno. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
CORDEIRO, RAFAEL A.; VICTORINO, ALESSANDRO C.; AZINHEIRA, JOSE R.; FERREIRA, V, PAULO A.; DE PAIVA, ELY C.; BUENO, SAMUEL S. Estimation of Vertical , Lateral , and Longitudinal Tire Forces in Four-Wheel Vehicles Using a Delayed Interconnected Cascade-Observer Structure. IEEE-ASME TRANSACTIONS ON MECHATRONICS, v. 24, n. 2, p. 561-571, APR 2019. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.