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Divulgação científica no Facebook: relações dialógicas entre os enunciados científicos e demais esferas ideológicas

Processo: 14/24648-2
Linha de fomento:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Doutorado
Vigência (Início): 07 de março de 2015
Vigência (Término): 06 de março de 2016
Área do conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Letras - Língua Portuguesa
Pesquisador responsável:Sheila Vieira de Camargo Grillo
Beneficiário:Artur Daniel Ramos Modolo
Supervisor no Exterior: Galin Vassilev Tihanov
Instituição-sede: Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Local de pesquisa: Queen Mary University of London, Inglaterra  
Vinculado à bolsa:13/09828-1 - Divulgação científica no Facebook: relações dialógicas entre os enunciados científicos e demais esferas ideológicas, BP.DR
Assunto(s):Divulgação científica   Esfera

Resumo

O objetivo desta pesquisa é abordar a expansão da divulgação científica na Internet por um viés dialógico. O perímetro do corpus da pesquisa, previamente arquivado, engloba os enunciados postados no Facebook pela Scientific American Brasil, Pesquisa FAPESP e Superinteressante durante o primeiro semestre de 2012 (01 de janeiro de 2012 / 30 de julho de 2012). Pretende-se observar como os enunciados científicos têm sido divulgados no âmbito das mídias sociais como os blogs, sites oficiais e principalmente nas páginas do Facebook. Empregaremos como base teórico-metodológica os conceitos elaborados pelo Círculo de Bakhtin, em especial: relações dialógicas, gêneros discursivos, esferas de atividade humana, autor e ideologia. Dessa forma, almeja-se averiguar em que medida a hipertextualidade, os recursos verbo-visuais e a interação com os demais usuários da rede podem influenciar o conteúdo do enunciado publicado nas páginas de divulgação científica no Facebook. Em um segundo momento de análise, o objetivo será verificar a especificidade de determinadas características da divulgação científica nas redes sociais em comparação a outros meios tradicionais de difusão da ciência: televisão, revista, jornal etc. Espera-se como resultado que haja uma alternância de conteúdo, estilo e forma composicional similar à ocorrida nas revistas dessas três instituições. Pretende-se, por fim, observar questões relativas aos gêneros como a autoria, a forma composicional e o estilo dos enunciados divulgados. Além de tais fatores, o emprego ou ausência do discurso citado, referências bibliográficas e a outros sites e blogs será um dos índices para verificar de quais maneiras os enunciados científicos são utilizados na divulgação científica no Facebook. (AU)

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